wp-header-logo.png

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (12) que as distribuidoras de combustíveis sugeriram ao governo federal que a Petrobras aumente a importação de diesel, visando assegurar abastecimento e preços no país.

“Eles [distribuidoras] também destacaram uma preocupação com importação e deixaram a sugestão de que a Petrobras aumente sua importação”, afirmou.

Na prática, a medida poderia garantir abastecimento e preços regulares do diesel, já que as importadoras têm menos capacidade que a Petrobras para acomodar a volatilidade das cifras praticadas no exterior.

A estatal mantém sua política de preços “abrasileirados”, o que reduz a competitividade dessas empresas que precisam importar a valores praticados no mercado internacional.

A fala aconteceu após reunião entre membros do governo e distribuidoras, na sede do MME (Ministério de Minas e Energia). Na ocasião, representantes da gestão federal cobraram os postos de repassar ao consumidor a redução de preços no diesel estabelecida por medidas anunciadas nesta quinta.

O governo anunciou um pacote de medidas, sendo as principais: zerar PIS/Cofins sobre o diesel e dar subvenção aos importadores do combustível. Além disso, a ideia é dar à ANP (Agência Nacional do Petróleo) novos instrumentos de fiscalização para coibir práticas lesivas ao consumidor.

Segundo as projeções do governo, as medidas resultariam numa redução de R$ 0,64 no preço do diesel.

A renúncia de PIS/Cofins e a subvenção custariam R$ 30 bilhões, valor que seria compensado pela elevação do imposto de exportação sobre óleos brutos e do próprio diesel.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu