A ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) revisou para cima a previsão de embarques de soja do Brasil em março. A nova estimativa indica exportações de 16,47 milhões de toneladas, acima das 16,09 milhões de toneladas projetadas na semana anterior. Caso o volume se confirme, o resultado representará avanço de 4,7% frente às 15,73 milhões de toneladas enviadas ao exterior no mesmo mês de 2025.
A entidade também considera um intervalo mais amplo para os embarques, que pode variar entre 15 milhões e 17,94 milhões de toneladas, levando em conta possíveis ajustes na programação dos portos.
No caso do farelo de soja, a previsão mensal foi ampliada para 2,82 milhões de toneladas. Na semana passada, a entidade indicava 2,49 milhões de toneladas. O volume projetado indica elevação de 13,3% na comparação semanal e avanço de 29% em relação às 2,19 milhões de toneladas embarcadas em março de 2025.
A projeção para o milho também foi ajustada. A estimativa passou de 697 mil toneladas para 801,7 mil toneladas em março. O número representa crescimento de 15% em relação à previsão divulgada anteriormente e aumento de 69% quando comparado às 474,2 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.
Para o trigo, o movimento foi oposto. A estimativa de exportação caiu para 384,2 mil toneladas, abaixo das 432,2 mil toneladas previstas anteriormente. Mesmo com retração de 11,1% frente à semana passada, o volume ainda supera em 86,7% as 205,8 mil toneladas enviadas ao exterior em março do ano anterior.
A programação logística entre os dias 8 e 14 de março aponta embarques de 4,58 milhões de toneladas de soja. A maior parte da movimentação está concentrada nos portos de Santos, com 1,65 milhão de toneladas, Paranaguá com 652,1 mil toneladas, Barcarena com 599,4 mil toneladas e São Luís Itaqui com 529,5 mil toneladas.
Para o milho, o cronograma de embarques indica 286,3 mil toneladas no mesmo intervalo. O porto de Rio Grande responde pela maior parcela, com previsão de 231,3 mil toneladas.
Os embarques de farelo de soja devem atingir 868,3 mil toneladas no período. Santos aparece novamente como principal ponto de saída, com 495,5 mil toneladas programadas, seguido por Paranaguá com 191 mil toneladas. Já o trigo soma previsão de 79,2 mil toneladas, com a movimentação concentrada em Rio Grande.
Na semana anterior, entre 1º e 7 de março, os embarques efetivos somaram 3,71 milhões de toneladas de soja. No mesmo intervalo foram registradas exportações de 452,5 mil toneladas de farelo de soja, 235 mil toneladas de milho e 112,2 mil toneladas de trigo. Os principais volumes de soja partiram dos portos de Santos, Paranaguá e Barcarena, enquanto o milho teve maior movimentação em Rio Grande.
Considerando o acumulado entre janeiro e março, com base nas estimativas atuais, as exportações brasileiras de soja podem alcançar entre 26,25 milhões e 29,19 milhões de toneladas. Para o farelo de soja, a previsão é de 5,91 milhões de toneladas e, para o milho, de 5,13 milhões de toneladas.
A China segue como o principal destino da soja brasileira no início do ano. Entre janeiro e fevereiro, o país respondeu por 71% das compras externas do grão. Espanha, Turquia e Tailândia aparecem em seguida, cada uma com participação próxima de 4%. No caso do milho, o Vietnã liderou as aquisições com 25% do total embarcado, seguido por Irã com 21% e Egito com 17%.
A entidade destaca que as estimativas podem ser revisadas ao longo do mês, já que fatores como condições climáticas, ajustes operacionais nos portos e questões logísticas podem alterar o ritmo dos embarques.
source
Fonte : CNN