wp-header-logo.png

Pesquisadores descobriram uma diversidade surpreendente de pequenos vermes conhecidos como nematoides vivendo nos solos do Deserto do Atacama, no Chile — considerado o deserto não polar mais seco do planeta.

O estudo investigou a biodiversidade e os padrões de vida desses organismos microscópicos em diferentes regiões do deserto, revelando que mesmo em condições hiperáridas o solo pode abrigar comunidades relativamente ricas de vida.

Os cientistas coletaram amostras de solo em seis áreas que representam diferentes micro-habitats do Atacama, incluindo regiões montanhosas, vales alcalinos, dunas de areia e áreas de lagos salinos.

Entre os locais analisados estão o Altiplano, Aroma, Eagle Point/San Francisco, Paposo, as dunas de Totoral e o Salar de Huasco.

A principal forma de vida encontrada e investigada pelo estudo foram os nematoides de solo, que são vermes cilíndricos microscópicos amplamente abundantes em diversos ecossistemas.

Os pesquisadores analisaram 393 morfótipos de nematoides usando características físicas e sequenciamento genético de DNA para identificar espécies, relações evolutivas e formas de reprodução.

Veja dinossauros e descobertas arqueológicas de 2026

Os nematoides também funcionam como bioindicadores da saúde do solo. Em algumas regiões, como áreas próximas ao Salar de Huasco e Paposo, presumidamente espécies associadas a ecossistemas mais complexos e estáveis, mas que também podem ser mais sensíveis a distúrbios ambientais.

Já em áreas como o Altiplano e as dunas de Totoral, foram encontrados principalmente organismos mais resistentes a ambientes instáveis, geralmente associados a ecossistemas mais simples.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu