wp-header-logo.png

Uma equipe da CNN cruzou a fronteira e entrou no Irã, tornando-se a primeira emissora dos Estados Unidos a entrar no país desde o início da guerra entre EUA e Irã.

Após entrar no Irã hoje, o repórter da CNN Frederik Pleitgen afirmou que ele e sua equipe agora tentam chegar “à capital Teerã o mais rápido possível”, após receberem um visto do governo para reportar de dentro do país.

“Também não sabemos como será a situação na estrada até Teerã, quantos postos de controle haverá e, claro, sabemos que ao mesmo tempo há operações de combate de grande escala”, disse Pleitgen em um breve relato gravado na estrada.

 

Pleitgen e sua equipe têm consciência de que o destino final, Teerã, “tem estado sob ataques quase contínuos, com grandes bombardeios aéreos ocorrendo ali”, e que a cidade sofreu danos extensos e vítimas devido aos bombardeios de EUA e Israel, afirmou.

O Irã continua realizando ataques contra vários países do Golfo e prometeu manter sua campanha de retaliação no futuro próximo.

Assista ao vivo:

O que está acontecendo no Oriente Médio?

Os Estados Unidos e Israel iniciaram no sábado (28) uma onda de ataques contra o Irã, em meio a tensões sobre o programa nuclear iraniano.

O regime dos aiatolás iniciou retaliação contra países do Oriente Médio que abrigam bases militares norte-americanas, entre eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque.

No domingo, a mídia estatal iraniana anunciou que seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, foi uma das vítimas feitas pelos ataques norte-americanos e israelenses.

Após o anúncio da morte de Khamenei, o Irã ameaçou lançar a “ofensiva mais pesada” da história. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que o país persa considera se vingar pelos ataques de Israel e dos Estados Unidos como um “direito e dever legítimo”.

Em resposta, Trump ameaçou o Irã contra os ataques retaliatórios, dizendo “é melhor que eles não façam isso, porque se fizerem, nós os atingiremos com uma força nunca antes vista”. As agressões entre as partes seguem neste domingo.

Na véspera, Trump já havia afirmado que os ataques contra o Irã vão continuar “ininterruptos durante toda a semana ou pelo tempo que for necessário para alcançarmos nosso objetivo de PAZ EM TODO O ORIENTE MÉDIO E, DE FATO, NO MUNDO!”.

*Em atualização

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu