A CNI (Confederação Nacional da Indústria) se manifestou sobre a decisão da Casa Branca de retirar a sobretaxa de 40% sobre alguns pordutos brasileiros que são importados pelos Estados Unidos. Na avaliação da entidade, a medida representa um avanço e beneficia relação entre o Brasil e os EUA.
“A decisão do governo americano de remover a tarifa de 40% a 238 produtos agrícolas brasileiros é avanço concreto na renovação da agenda bilateral e condiz com papel do Brasil como grande parceiro comercial dos Estados Unidos”, escreveu Ricardo Alban.
Entre os produtos beneficiados pela atualização da lista de produtos isentos à sobretaxa de 40% aplicada ao Brasil desde agosto estão a carne bovina, café e cacau, insumos comuns da cesta de consumo da população americana.
“A nova medida volta a tornar os nossos produtos competitivos, uma vez que a remoção das tarifas recíprocas, de 10%, na última semana, havia deixado nossos produtores em condições menos vantajosas”, complementou o presidente da CNI.
A entidade avalia ainda que este é um resultado animador para novas etapas da negociação com o governo americano. Segundo a CNI, o plano para os próximos meses é de avançar nos termos sobre bens industriais.
source
Fonte : CNN