O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que aviões britânicos estão “no céu” do Oriente Médio para participar de esforços defensivos coordenados, visando proteger os interesses do país e de seus aliados.
Em um pronunciamento televisionado neste sábado (28), Starmer enfatizou que a Grã-Bretanha “não desempenhou nenhum papel” nos ataques conjuntos entre EUA e Israel contra o Irã, mas acrescentou que as forças de seu país estavam ativas na região.
“Há aviões britânicos no céu hoje como parte de operações defensivas regionais coordenadas para proteger nosso povo, nossos interesses e nossos aliados”, disse Starmer.
Ele pediu ao Irã que se abstivesse de novos ataques no Oriente Médio, abandonasse seu programa de armas e pusesse fim à “violência e repressão terríveis contra o povo iraniano”.
Entenda
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou os ataques do país com Israel contra o Irã neste sábado (28). Trump descreveu a campanha militar como “massiva e contínua”, acrescentando que vidas americanas podem ser perdidas como resultado.
Trump afirma que o objetivo da ofensiva é “defender o povo americano” do que chamou de “ameaças do governo iraniano”. Em um vídeo publicado na rede social Truth Social, o presidente dos EUA disse que irá destruir os mísseis do Irã e garantir que o país do Oriente Médio não terá armas nucleares.
Um oficial israelense afirmou que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, foi alvo do ataque conjunto dos Estados Unidos e de Israel ao país iraniano neste sábado. A informação também foi confirmada à CNN por duas fontes próximas à operação militar.
Como resposta, o Irã atacou bases americanas nos Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait e Arábia Saudita. Outros países atingidos até o momento são Jordânia e Iraque. Segundo a equipe da CNN, é um ataque sem precedentes no Oriente Médio.
Uma pessoa morreu após ser atingida por destroços em uma área residencial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
source
Fonte : CNN