wp-header-logo-3246.png

O presidente da CPMI (comissão parlamentar de inquérito) do INSS, Carlos Viana (Podemos-MG), pautou para esta quinta-feira (26) a votação de requerimento que pede a quebra de sigilo de Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”.

Além da votação de requerimentos, a CPMI tem agendadas para esta quinta-feira as oitivas do deputado estadual Edson Araújo, do empresário Paulo Camisotti e do advogado Cecílio Galvão.

Entre os 87 requerimentos que estão na pauta da reunião, há também pedidos ligados ao Banco Master. Os parlamentares devem apreciar requerimentos que miram o ex-sócio do banqueiro Daniel Vorcaro e presidentes de bancos.

O requerimento que pede a quebra de sigilo de Lulinha é de autoria do relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL). Ele alega que a medida se justifica pela suspeita de que o filho do presidente Lula (PT) tenha atuado como “sócio oculto” de Antônio Camilo, o “careca do INSS”.

“A necessidade de investigar Fabio Luís decorre diretamente de mensagens interceptadas em que Antônio Camilo, ao ser questionado sobre o destinatário de um pagamento de R$ 300 mil destinado à empresa de Roberta Luchsinger, responde explicitamente tratar-se de ‘o filho do rapaz’”, justifica.

Outros requerimentos pedem a convocação e quebra de sigilo de Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e ex-sócio do Banco Master. O nome é considerado sensível pelas ligações com quadros do PT (Partidos dos Trabalhadores) da Bahia.

A CPMI ainda tem na pauta a convocação do comando de bancos para que deem explicações sobre descontos em aposentadorias voltados a crédito consignado. Entre os alvos está Leila Pereira, que além de presidente do Palmeiras, chefia o Banco Crefisa.

O líder governista na CPMI, Paulo Pimenta (PT-RS), criticou a definição da pauta e afirmou que a oposição foi blindada. O deputado citou, por exemplo, a ausência do requerimento de convocação de Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro e doador das campanhas de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.

Na segunda-feira (23), a CPMI pretendia ouvir Daniel Vorcaro, mas teve os planos frustrados pelo cancelamento da oitiva. Em substituição, a comissão parlamentar escalou a empresária Ingrid Pikinskeni, esposa de Cícero Marcelino de Souza Santos.

Cícero é apontado como operador financeiro da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Família). Aos parlamentares, Ingrid negou ciência de irregularidades. A oitiva foi interrompida após a depoente passar mal.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu