Vinte e duas pessoas estão desalojadas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, após o forte temporal que atingiu a cidade neste sábado (21). A informação foi confirmada pela prefeitura, que ainda afirmou que sete imóveis foram interditados. Não há registro de desabrigados, feridos ou mortos.
Ao todo, 69 ocorrências relacionadas à chuva foram registradas desde ontem. Entre elas estão 33 deslizamentos de barreira, 14 alagamentos, oito desabamentos de muro, uma cratera em via pública devido a uma enxurrada, entre outros casos. O balanço permanece em atualização constante e pode ser alterado a qualquer momento.
A prefeitura de Nova Iguaçu decretou a criação de um gabinete de crise. O município está em situação de emergência, o que significa alerta máximo.
Veja imagens abaixo:
Crédito: Nova Iguaçu Agora
Crédito: Nova Iguaçu Acontece
Crédito: Nova Iguaçu Acontece
Para atender possíveis famílias desalojadas, a prefeitura disponibilizou a estrutura do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), localizado na Av. Luís de Matos, 736, no bairro da Luz. O espaço foi preparado para funcionar como ponto de apoio e acolhimento emergencial, caso haja necessidade. Até o momento, nenhum morador precisou ser encaminhado ao local.
Ainda há equipes realizando limpeza de vias, rios e córregos, retirada de lama e galhos de árvores, além da desobstrução de bueiros. O Governo do Estado enviou maquinário que está reforçando as ações.
Para este domingo, há previsão de tempestade caracterizada por chuva intensa e volumosa em curto intervalo de tempo, com incidência de raios e rajadas de vento ocasionais no período da tarde. A orientação é evitar deslocamentos desnecessários, não atravessar áreas alagadas e acionar a Defesa Civil em caso de emergência através dos seguintes números: 199, (21) 98160-9740, (21) 3779-0660, (21) 2667-2019 ou (21) 2667-5751.
Chuva acima do esperado
Somente no mês de fevereiro, o município já registrou índice de chuva superior a 300% do esperado para o período. Em apenas uma hora do temporal de ontem, foram mais de 75 milímetros de precipitação, agravando pontos de alagamento e riscos estruturais.
Ao todo, 26 bairros foram afetados pelo temporal: Adrianópolis, Da Luz, Botafogo, Centro, Comendador Soares, Jardim Carioca, Jardim Ocidental, Marco II, Ouro Verde, Parque Estoril, Ponto Chic, Posse, Tinguá, Vila de Cava, Miguel Couto, Nova América, Rancho Fundo, Cobrex, Ambaí, Califórnia, Carmari, Kennedy, Boa Esperança, Paque Flora, Jardim Tropical e Botafogo.
Devido ao alto volume de chuvas nos últimos dias, houve extravasamento de água na galeria pluvial do Hospital Geral de Nova Iguaçu, o que resultou em pontos de alagamento na unidade. No entanto, a Prefeitura afirma que não houve impacto na assistência aos pacientes e que os atendimentos seguem normalmente.
Paraty também sofre impactos do temporal
Em Paraty, na Costa Verde, o temporal causou alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e pontos de deslizamento. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível observar a rua Mário Albino, no Condado, completamente alagada após o transbordamento do rio que passa perto do local.
Veja imagens:
Uma força-tarefa foi criada pela prefeitura, através da Secretaria de Obras e da Defesa Civil, para o atendimento das ocorrências e monitoramento das áreas com maior risco.
Foram mobilizadas máquinas para a desobstrução de vias em diferentes localidades, incluindo Sertão do Taquari, Várzea, Praia Grande, Graúna, Rio Pequeno, Barra Grande, Tarituba, Laranjeiras, Paraty-Cunha e a região da BR-101, onde houve quedas de árvores, deslizamentos e interdições temporárias de vias.
Não há informações sobre feridos, desabrigados ou desalojados.
source
Fonte : CNN