O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quer ampliar a estrutura de comunicação da SSP (Secretaria da Segurança Pública) em um momento em que a área é tratada como a principal vitrine da gestão e ganha peso no cenário eleitoral.
O governador, que já fala abertamente em disputar a reeleição em 2026, publicou edital que prevê valor até três vezes superior ao contrato atual de comunicação da SSP.
Segundo nota oficial enviada à CNN, o governo estadual prepara uma nova contratação de serviços de comunicação integrada por 15 meses. O valor total estimado da nova licitação é de R$ 18,2 milhões para o período.
Hoje, a secretaria mantém contrato “exclusivamente para a prestação de serviços de assessoria de imprensa” no valor de R$ 6,7 milhões no mesmo período. Na prática, o teto previsto para a nova contratação é quase três vezes superior ao contrato atual.
O novo edital amplia o escopo e deve resultar no aumento da equipe dedicada à comunicação da área de segurança. De acordo com a gestão paulista, a proposta inclui, além da assessoria tradicional, ações de comunicação digital, comunicação interna e produção de conteúdo multimídia.
Na prática, a contratação amplia a estrutura responsável pela divulgação de ações, resultados e políticas públicas da area de segurança, que é considerada a principal bandeira da atual gestão.
Na nota, o governo afirma que a iniciativa busca a “execução de uma comunicação pública eficiente, com ampla transparência na divulgação dos atos públicos, na prestação de contas e divulgação de informações de utilidade pública”.
A administração estadual também sustenta que o processo não foi motivado pelo calendário político. Segundo o comunicado, a contratação “está prevista no Plano de Contratações Anual (PCA) de 2025” e os estudos técnicos para elaboração do edital começaram em junho do ano passado.
O modelo da disputa deve combinar critérios técnicos e de preço, com maior peso para a proposta técnica. No edital, a proposta técnica tem peso de 70%, enquanto o preço responde por 30% da nota final. As propostas das empresas devem ser recebidas até abril.
Ainda segundo o governo, “pelo histórico de licitações anteriores, os descontos têm variado entre 30% e 40% sobre o valor total estimado”.
A segurança pública é considerada a principal bandeira da gestão Tarcísio. Embora indicadores como homicídios e roubos tenham apresentado queda recente, temas como feminicídios, furtos de celulares e letalidade policial continuam sob pressão e mantêm a área no centro do debate político em São Paulo.
Procurado, o governo paulista reiterou que a nova contratação representa uma atualização e expansão dos serviços já existentes.
source
Fonte : CNN