A produção brasileira “Apocalipse nos Trópicos” não conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Bafta 2026. O resultado foi anunciado neste domingo (22), em Londres, no Reino Unido, com a vitória de “Sr. Ninguém Contra Putin” na categoria.
Dirigido por Petra Costa, o documentário brasileiro aborda o avanço da influência de líderes evangélicos na política brasileira e acompanha figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia ao longo do período que culminou nas eleições presidenciais de 2022.
A derrota no Bafta encerra a trajetória do título na temporada de prêmios 2026. Além de não levar o prêmio britânico, a obra também ficou de fora da lista de indicados ao Oscar, privando Petra Costa de uma nova disputa na Academia de Hollywood — onde já havia concorrido em 2020 com “Democracia em Vertigem”.
Ao receber a indicação ao prêmio britânico, em janeiro, a roteirista fez uma série de publicações no Instagram, nas quais agradece a nomeação e a reação do público.
A diretora já foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário em 2020 por “Democracia em Vertigem”.
source
Fonte : CNN