O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior disse neste domingo (22), que as novas tarifas globais impostas por Donald Trump de 15% reforçam a necessidade do encontro entre Lula e o presidente norte-americano.
“Foi uma medida positiva, eu acho que reforça o encontro do presidente Lula com o presidente Trump agora em março”, disse Alckmin em conversa com jornalistas enquanto cumpria agenda na cidade de Aparecida, em São Paulo.
De acordo com ele, há uma série de negociações que devem ser debatidas na viagem de Lula à Washington.
“Acho que tem uma avenida de negociações com a ida do presidente Lula para a gente conseguir abordar ainda além das questões tarifárias, questões não tarifárias”.
Alckmin destacou que a medida foi positiva para o Brasil porque estabeleceu uma alíquota igual em âmbito global o que garante competitividade.
“Então mesmo com a alíquota de 15%, como ela é igual para todo mundo nós não perdemos competitividade. E a outra boa notícia é que em alguns outros setores ela zerou”.
“Estados Unidos embora não seja o maior comprador do Brasil, primeiro é China, segundo é União Europeia, ele é o terceiro, mas é quem compra valor agregado, produto industrial, manufatura, motores, máquinas, então tudo isso é beneficiado”, completou.
source
Fonte : CNN