O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (20) que está disposto a conversar sobre minerais críticos, combate ao tráfico de drogas e comércio com o presidente dos Estados Unidos.
De toda forma, o petista ressaltou que não vai negociar soberania e democracia com o líder americano. Os comentários foram feitos durante entrevista à India Today, em Nova Délhi.
“Prefiro negociar de forma soberana que o processo de transformação desses minerais críticos seja processado e exportado no nosso país, dentro do nosso país, e não fora do nosso país. E vamos vendê-los a quem quisermos vender. Não vamos aceitar imposições”, ressaltou.
Ainda durante a entrevista, Lula pontuou que o Brasil deseja tratar os Estados Unidos da mesma forma que trata outros países: com respeito e sem favoritismos, ao mesmo tempo que defende seus interesses nacionais.
Assim, ainda segundo o India Today, ele afirmou que o Brasil não se sente ameaçado pelos EUA e que prefere uma relação civilizada.
O presidente também enfatizou que tem uma ótima relação com Trump, citando ainda a proposta para uma visita aos EUA em março.
Ele também disse que vai levar uma proposta por escrito de ação conjunta de combate ao crime organizado aos EUA.
*com informações da Reuters
source
Fonte : CNN