Os principais índices acionários de Wall Street operam em alta nesta sexta-feira (20), após a Suprema Corte dos Estados Unidos ter decidido contra as tarifas globais do presidente Donald Trump, promulgadas sob uma lei federal destinada a emergências nacionais.
Milhares de empresas em todo o mundo entraram com ações judiciais contestando essas amplas tarifas e buscando o reembolso dos impostos pagos.
Há a possibilidade de que mais de US$ 175 bilhões em arrecadação de tarifas americanas precisem ser reembolsados, de acordo com economistas do Penn-Wharton Budget Model.
Por volta das 12h05, pelo horário de Brasília, o Dow Jones ganhava 0,15%, a 49.470 pontos. O S&P 500 subia 0,03%, a 6.863 pontos, e o Nasdaq ganhava 0,19%, a 22.726 pontos.
Os índices haviam aberto em baixa, após a divulgação de novos dados econômicos pela manhã.
O núcleo da inflação nos EUA acelerou mais do que o esperado em dezembro, e os sinais apontam para um aumento ainda maior em janeiro, o que reforçaria as expectativas de que o Federal Reserve não reduzirá a taxa de juros antes de junho.
Além disso, o crescimento econômico do país desacelerou mais do que o esperado no quarto trimestre de 2025 em meio a problemas causados pela paralisação do governo no ano passado e uma moderação nos gastos do consumidor. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada de 1,4% no último trimestre, em comparação com a previsão dos economistas de crescimento do PIB de 3,0%.
Ações de tecnologia em geral e investimentos em inteligência artificial seguem sob atenção do mercado.
Nvidia, Microsoft e Tesla operavam em baixa.
A Blue Owl Capital caía mais de 2%, após a empresa de capital privado ter anunciado a estratégia de devolver capital de um pequeno fundo de dívida e suspender permanentemente os resgates em um dos fundos.
*Com informações da Reuters
source
Fonte : CNN