wp-header-logo-3246.png

O rapper Djonga denunciou uma ação violenta de policiais militares contra fãs após sua apresentação no carnaval do Recife, na madrugada desta quarta-feira (18), no palco do Festival Rec-Beat, no Bairro do Recife. Nas redes sociais, o artista afirmou que agentes entraram no meio do público durante o show e, depois que ele deixou o palco, teriam agredido pessoas que ainda estavam no local.

Em vídeo publicado no Instagram, o rapper aparece interrompendo a apresentação para conversar com os policiais e explicar que a roda punk formada pelo público é uma prática recorrente em seus shows. Pelo microfone, ele pede que os agentes deixem o centro da roda e afirma que a dinâmica não representa confusão.

“Meus amigos da polícia, por gentileza, esse é o meu show. É assim mesmo que é o show. Rapaziada vai pular aí, por gentileza. (…) Cada um no seu corre, sem confusão. (…) Se puder dar licença do meio da ‘roda punk’, esse é o meu show”, explicou o rapper.

Em seguida, parte do público reage com vaias e arremesso de objetos, atitude que é repreendida pelo próprio artista, que solicita calma e respeito.

“Não precisa de jogar nada nos ‘cara’. Os ‘cara’ estão trabalhando, rapaziada, eu estou dando só uma orientação”, disse Djonga.

Segundo o artista, após o encerramento do show, policiais teriam agredido fãs que permaneceram no local. As imagens das supostas agressões foram divulgadas em vídeos que circulam nas redes sociais. Veja registros:


● Reprodução/Redes sociais

“Carnaval dia 4, Recife, festa linda e pontente que infelizmente a força do estado fez questão de estragar no fim, primeiro entraram na roda impedindo a galera de pular e curtir, eu avisei com todo respeito que era assim mesmo o show e depois de uma certa resistência e alguns empurrões na galera eles saíram, fui pra galera e fiz o de sempre, mas no final depois que sai do palco começaram a agredir meu fãs numa postura que não tem nada a ver com o cumprir da lei”, escreveu o artista.

O rapper afirmou que não presenciou nenhuma situação que justificasse o uso de força e disse ter tentado resolver o impasse por meio do diálogo, sem incitar qualquer tipo de violência contra os agentes.

Em nota, a PMPE (Polícia Militar de Pernambuco) informou que equipes do Batalhão de Polícia de Turismo atuaram para conter uma ocorrência de vias de fato envolvendo diversas pessoas que cercavam os policiais durante patrulhamento. Segundo a corporação, foi empregado uso moderado e progressivo da força para controlar o tumulto, garantir a integridade da equipe e efetuar a prisão de um homem que teria apresentado resistência à abordagem.

A polícia informou, em nota, que registrou a prisão em flagrante de um homem de 26 anos pelos crimes de desacato e resistência. O caso foi registrado na 1ª Delegacia da Rio Branco, onde foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do episódio.

Ainda de acordo com a PM, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social abriu uma investigação preliminar para verificar as informações relacionadas à ocorrência. O órgão acrescentou que, até o momento, não havia sido formalmente acionado para registro da denúncia e destacou que a Ouvidoria funciona de forma ininterrupta, inclusive aos fins de semana e feriados.

A organização do Festival Rec-Beat divulgou nota de repúdio aos atos de violência atribuídos a agentes de segurança após o show de Djonga. O evento afirmou que, ao longo da edição comemorativa de 30 anos, não houve registro de incidentes envolvendo o público e declarou solidariedade às pessoas que relataram agressões. A produção informou ainda que adotará as medidas cabíveis e acionará as instâncias competentes para que os fatos sejam devidamente apurados.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu