A escola de samba Unidos do Viradouro conquistou o título de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026 na tarde da ultima quarta-feira (18).
Diante da festa da agremiação de Niterói que apresentou na Marquês de Sapucaí o enredo “Pra Cima, Ciça”, em homenagem ao próprio mestre de bateria, fãs e internautas recordaram uma promessa feita pelo sambista homenageado caso a vermelha e branca fosse vitoriosa.
Em recente participação no programa Sem Censura, da TV Brasil, Ciça, 69, afirmou que deixaria o cigarro se a Viradouro ganhasse o quarto título do Grupo Especial. “Se a Viradouro for campeã, eu paro de fumar”, disse ele na atração.
Assista abaixo:
Lembrando a promessa feita pelo Mestre Ciça no Sem Censura 🤣🤣🤣🤣❤️ pic.twitter.com/o9NpLwHBle
— Sambistas da Depressão (@SambistaDaDepre) February 18, 2026
Com a vitória confirmada, usuários cobraram a promessa nas redes sociais. “Ele já meteu dois maços. A promessa deve valer depois do desfile das campeãs”, brincou um. “Viradouro, toma conta do Ciça para todos nós e fica de olho se ele vai parar de fumar”, escreveu outro. “Já começa a quaresma nesse ritmo Ciça”, adicionou a terceira.
Como a Viradouro conquistou o título?
Na passagem pelo sambódromo, um dos destaques da escola de samba foi a volta da rainha de bateria Juliana Paes, que estava fora do posto há 17 anos. O retorno aconteceu para a homenagem da agremiação ao Mestre Ciça.
Pouco antes do desfile, Juliana Paes falou com a CNN Brasil sobre o retorno e exaltou o Mestre. “Ciça faz parte da minha história. Eu não poderia ficar de fora dessa homenagem linda”, declarou. Ciça comandou a bateria da Viradouro de 1999 a 2009 e voltou ao posto que ocupa até hoje em 2019.
A homenagem teve diversos pontos de emoção como, por exemplo, do carnavalesco Paulo Barros. O destaque da escola, Ciça, também se emocionou com tributo em vida.
“Você está conversando com um enredo em vida. Você está tocando nele no maior Carnaval do mundo. Sabe o que é isso pra mim? Eu tenho que segurar a onda. A emoção é grande. É uma honra. Não tem preço”, disse à CNN Brasil.
Ao longo do desfile, a escola trouxe referências da história da agremiação, desde o início de sua existência. Um dos carros fez uma releitura de um dos momentos mais icônicos da história da escola: o carro do xadrez com a bateria posicionada no alto da alegoria.
O marco aconteceu em 2007, quando o carnavalesco Paulo Barros colocou pela primeira vez na história do sambódromo, ritmistas da bateria e a rainha Juliana Paes em cima de um carro alegórico.
Uma falha da escola foi notada no penúltimo carro alegórico. O elevador apresentou problema e não subiu a estrutura central. A Unidos da Viradouro também concluiu a travessia pela Avenida sem atrasos.
Esse é quarto título conquistado pela agremiação, a Viradouro venceu em 1997, 2020, 2024 e 2026. A Beija-Flor de Nilópolis e a Unidos de Vila Isabel completaram o pódio deste ano.
*Com informações de Luiza Zequim e Mariana Valbão, da CNN Brasil
source
Fonte : CNN