Com uma diferença de apenas dois votos, os congressistas José María Balcázar, do partido Perú Libre, e María del Carmen Alva, do Ação Popular, passam para o segundo turno no processo para eleger o novo presidente do Parlamento, que também ocupará a posição de presidente interino do Peru, no lugar de José Jerí.
Para ser eleito, o candidato precisava ter o apoio de pelo menos 59 dos 117 parlamentares que participaram da votação, segundo informações do El Comércio. No segundo turno, ganha aquele que obtiver a maioria dos votos.
Balcázar obteve 46 votos contra 43 de Alva. Os candidatos Héctor Acuña, do Honra e Democracia, e Edgar Reymundo, do Bloco Democrático Popular, não obtiveram votos suficientes.
Eleição após queda de José Jerí
A eleição desta quarta (18) acontece depois que o Congresso destituiu o presidente peruano José Jerí em decorrência de um escândalo envolvendo encontros não divulgados com um empresário chinês. Ele estava no cargo há apenas quatro meses.
A moção para destituir Jerí teve aprovação por maioria simples. Foram 75 votos a favor, 24 votos contras e três abstenções.
Após a disputa do segundo turno, o vencedor se tornará o oitavo presidente do país andino em oito anos.
*Em atualização
source
Fonte : CNN