As cores preferidas do presidente Donald Trump serão aplicadas aos novos aviões que servirão como o Air Force One, disse um oficial da Força Aérea à CNN.
Os novos Boeing 747, amplamente modificados e designados pelos militares como VC-25B, serão pintados de vermelho, branco, dourado e azul-escuro, um esquema de cores proposto durante o primeiro mandato de Trump, mas revogado pelo governo Biden.
“O Air Force One vai ser incrível”, disse Trump em 2018. “Vai ser o melhor de todos, o melhor do mundo. E vai ser vermelho, branco e azul, o que eu acho apropriado.”
Os aviões que servem como Air Force One são pintados com uma pintura azul-clara e branca desde o governo Kennedy, e a mudança proposta por Trump gerou especulações de que ele pretendia replicar as cores de seu Boeing 757 particular.
Em 2022, durante o governo Biden, a pintura foi rejeitada pela Força Aérea devido a razões técnicas e de custo.
“Análises posteriores concluíram que cores mais escuras, entre outros fatores, na parte inferior da aeronave VC-25B poderiam contribuir para que as temperaturas excedessem os limites de qualificação atuais de um pequeno número de componentes”, disse um porta-voz na época.
Em 2023, as Forças Armadas propuseram novas imagens de um design escolhido por Biden, muito semelhante à pintura azul-clara usada há mais de 60 anos, porém com um tom ligeiramente mais escuro.
Quando Trump foi reeleito, a pintura do seu Air Force One voltou a ser o centro das atenções, exibida na noite da sua posse no topo de um bolo no Baile do Comandante-em-Chefe. Agora, ela é frequentemente vista em uma maquete na mesa de centro do Salão Oval.
Um Boeing 737 do Departamento de Segurança Interna também começou a voar com uma pintura semelhante no ano passado.
Agora, a Força Aérea afirma que a pintura será aplicada a dois novos Boeing 747 que estão sendo modificados pela Boeing e a um 747 doado às Forças Armadas pelo Catar, que Trump ordenou que fosse adaptado para uso como Air Force One.
O jato catariano poderá estar voando já no meio do ano.
As cores também serão aplicadas durante a manutenção programada em quatro das aeronaves C-32, uma versão militar do Boeing 757, atualmente em operação na frota.
“O primeiro C-32 já foi pintado e a previsão é de que seja entregue à Força Aérea nos próximos meses”, confirmou um porta-voz da Força Aérea à CNN.
source
Fonte : CNN