wp-header-logo-3246.png

O Benfica manifestou nesta quarta-feira apoio ao atacante argentino Gianluca Prestianni, acusado de ter proferido uma ofensa racista contra Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante o jogo de ida dos playoffs da Champions League, disputado na terça-feira (17).

A Uefa informou que nomeou um inspetor de Ética e Disciplina para investigar as alegações de comportamento discriminatório feitas pelo Real Madrid.

Os repetidos episódios de racismo sofridos por Vinícius Júnior se tornaram um tema central no futebol espanhol, após diversos incidentes de grande repercussão envolvendo torcedores de clubes rivais ao longo dos últimos anos.

Imagens de televisão mostraram Prestianni cobrindo a boca com a camisa — um gesto comum entre jogadores e treinadores para evitar a leitura labial — enquanto fazia um comentário que Vinícius e companheiros próximos interpretaram como uma injúria racial contra o brasileiro de 25 anos.

O episódio levou à paralisação da partida por 11 minutos, após o árbitro acionar o protocolo antirracismo no Estádio da Luz. O Benfica acabou derrotado por 1 a 0, com gol de Vinícius no segundo tempo.

“Juntos ao teu lado”, publicou o Benfica em sua conta oficial no X, ao compartilhar uma citação que Prestianni havia divulgado anteriormente no Instagram.

Posteriormente, o clube também publicou um vídeo que, segundo a instituição, comprovaria que jogadores do Real Madrid não tinham condições de ouvir o que Prestianni disse, devido à distância em relação ao atacante.

 

Em um story no Instagram, Prestianni voltou a negar as acusações.

“Gostaria de esclarecer que em nenhum momento fiz insultos racistas contra Vinícius Jr, que infelizmente entendeu mal o que pensa ter ouvido. Nunca fui racista com ninguém e repudio as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”, afirmou.

O técnico do Benfica, José Mourinho, declarou acreditar que Vinícius teria incitado a torcida, mas ressaltou que não sabe em qual das versões confiar.

Já o ex-capitão do Benfica Anderson Luís da Silva, conhecido como Luisão, saiu em defesa de Vinícius. Em publicação no Instagram, afirmou sentir vergonha do que classificou como um “ato racista” de Prestianni.

Também brasileiro, Luisão disse que a negativa do argentino torna a situação ainda pior “porque é uma mentira” e acrescentou que os jogadores do Benfica precisam ter comportamento condizente para merecer vestir a camisa do clube.


source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu