wp-header-logo-3246.png

Parlamentares do Peru votarão nesta quarta-feira (18) para escolher o novo presidente do Congresso, que também vai acumular o cargo de presidente interino do país. Será o oitavo presidente peruano em oito anos.

A votação foi marcada depois que o Congresso destituiu na terça-feira (17) o presidente José Jerí, que estava no cargo somente há quatro meses. Ele foi removido após ser acusado de tráfico de influência.

Embora o atual presidente do Congresso, Fernando Rospigliosi, seja o próximo na linha de sucessão, ele disse que não assumirá a função, o que abriu caminho para uma disputa. Com isso, as bancadas dos partidos indicaram os quatro nomes que serão apreciados no plenário.

O Peru já tem eleições gerais marcadas para o dia 12 de abril, então o novo presidente ficará no cargo até a posse de quem vencer as eleições no dia 28 de julho.

Escândalo de tráfico de influência

O presidente José Jerí foi derrubado pelo Congresso, que aprovou uma moção de censura após um escândalo de tráfico de influência. Ele foi acusado de ter feito escondidas várias reuniões com um empresário chinês.

Os parlamentares aprovaram a moção por 75 votos a favor e 24 contra, com três abstenções, para que Jerí deixasse de ser chefe do Congresso e, portanto, presidente do Peru.

Jerí assumiu em outubro, substituindo Dina Boluarte, também destituída, acusada de corrupção, que por sua vez substituiu o presidente eleito Pedro Castillo, que foi destituído por acusações de promover um golpe de Estado.

Jerí se junta à lista de mandatários, tanto eleitos quanto sucessores, que tiveram que abandonar o cargo no Peru, que ainda assim tem uma das economias mais estáveis e de maior crescimento da região.

Ao contrário do impeachment, que requer uma maioria qualificada de 87 votos na legislatura de 130 membros, a censura exigia uma maioria simples de 66 ou menos, se houvesse menos parlamentares presentes.

O presidente e seus aliados argumentaram que ele deveria enfrentar um impeachment e não uma moção de censura, mas Jerí disse que respeitaria o resultado da votação da moção de censura.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu