O deputado federal e pastor Otoni de Paula (MDB-RJ) afirmou, nesta terça-feira (17), em entrevista à CNN, que o “movimento de revolta” com o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não é só bolsonarista”.
“Lula conseguiu, com essa falta de cuidado, começar um movimento que transcende o bolsonarismo. Esse movimento de revolta, e de sinalização que nós não concordamos com o que nós vimos, não é um movimento bolsonarista apenas, ele é um movimento que são de conservadores e não são bolsonaristas, que são de direita e não são bolsonaristas, valorizam a família e não são bolsonaristas e que se sentiram ofendidos e atacados. O PT calculou mal e vai ter sinais nessa eleição”, disse o deputado.
Para Otoni, Lula não vai conseguir dialogar com a Igreja e os evangélicos, “enquanto continuar aderindo a sua bolha”.
O deputado ressaltou ainda que o desfile “foi um strike de ridicularização que caiu no colo do presidente Lula”.
“Foram vários grupos sendo ridicularizados: os conservadores, que nem sempre são evangélicos, nem sempre são católicos, podem ser espíritas, podem não ter religião nenhuma e são conservadores. A Igreja foi ridicularizada e a família, de uma maneira geral, foi ridiculariza”, disse.
Ala “neoconservadores em conserva”
Na noite do último domingo (15), a escola de samba Acadêmicos de Niterói desfilou com uma ala intitulada “neoconservadores em conserva”. A fantasia era composta por uma grande lata que simbolizava a chamada família tradicional — formada por pai, mãe e filhos.
Os integrantes usavam diferentes adereços que faziam alusão ao agronegócio, a uma mulher da elite, a apoiadores da ditadura militar e a evangélicos.
A apresentação gerou uma série de críticas por parte da oposição, que chegou a acionar a PGR (Procuradoria-Geral da República).
O desfile também virou alvo de mais de dez ações na Justiça que citam possíveis casos de propaganda antecipada, abuso de poder político e econômico e uso indevido de recursos públicos.
Em nota divulgada nesta segunda (16), o PT afirmou que o desfile ocorreu de acordo com a lei. “O enredo apresentado é manifestação típica da liberdade de expressão artística e cultural, plenamente assegurada pela Constituição Federal”, diz trecho da nota do partido.
source
Fonte : CNN