wp-header-logo-3246.png

O índice Stoxx 600 subiu ligeiramente nesta segunda-feira (16), com a valorização das ações do setor financeiro, enquanto os investidores voltam sua atenção para uma semana movimentada de balanços corporativos que podem lançar luz sobre a saúde do mercado corporativo europeu.

O índice pan-europeu Stoxx fechou em alta de 0,13%, a 618,52 pontos, com o índice de referência espanhol IBEX, fortemente influenciado pelo setor bancário, liderando os ganhos entre os mercados regionais, com alta de 1%.

As ações europeias apresentaram volatilidade no final de janeiro e início de fevereiro, devido a preocupações de que as novas ferramentas de inteligência artificial pudessem reduzir os lucros das empresas tradicionais.

O setor financeiro prospera com a diminuição dos temores em relação à inteligência artificial.

No entanto, uma temporada de resultados melhor do que o esperado, apesar das elevadas tarifas americanas, ajudou o índice Stoxx a atingir um recorde histórico na semana passada e a registrar sua terceira semana consecutiva de ganhos.

Os bancos e as seguradoras estiveram afetados por preocupações com a disrupção causada pela inteligência artificial na semana passada, com o índice de instituições financeiras registrando sua maior queda semanal desde o final de março de 2025.

Nesta segunda, as ações dos bancos se recuperaram com uma alta de 1,4%, enquanto as ações de seguradoras subiram 0,7%.

“O mercado de ações com base no medo da inteligência artificial está em suspenso no início de uma nova semana”, disse Kathleen Brooks, diretora de pesquisa da XTB.

“Há uma crescente sensação de que os temores de que a IA elimine grandes parcelas de empregos e indústrias globais são exagerados, e esta semana poderá testemunhar uma recuperação em alguns dos setores que sofreram as piores quedas.”

A recuperação dos grandes bancos compensou a fraqueza dos setores de tecnologia e de luxo, que caíram 1% e 1,9%, respectivamente.

As ações da empresa francesa de software Dassault Systemes caíram 10,4%, devido às preocupações dos investidores com as metas desafiadoras da empresa para 2029 em relação à receita e à nuvem.

As ações do setor de materiais básicos também registraram queda, perdendo 0,6% após a recente valorização expressiva.

Resultados previstos para o final da semana

Com a segunda-feira relativamente tranquila no que diz respeito aos resultados financeiros, a atenção agora se volta para os balanços que serão divulgados ainda esta semana da Orange, Zealand Pharma, Airbus e BE Semiconductor.

Até o momento, 60% das empresas europeias superaram as expectativas de lucros, em comparação com 54% em um trimestre típico, segundo dados compilados pela LSEG. Além disso, espera-se que os lucros tenham caído 1,1%, contra uma queda de cerca de 4% no início do mês.

Na frente econômica, a produção industrial da zona do euro aumentou 1,2% em dezembro em comparação com o mesmo período do ano anterior, abaixo do aumento de 2,5% registrado no mês anterior, em um momento em que os investidores esperam que as medidas de estímulo fiscal estejam reativando o setor.

Entre outras, a Orsted teve uma alta de 4,5% depois que a corretora Kepler Cheuvreux elevou a recomendação para as ações da desenvolvedora dinamarquesa de energia eólica offshore de “manter” para “comprar”.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu