A redução da jornada de trabalho pode ter efeitos positivos na economia ao transformar o trabalhador em consumidor. Assim, embora alguns setores possam ser penalizados, outros se beneficiariam com o aumento do tempo livre dos trabalhadores.
A análise foi feita pelo professor de Economia do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) Pedro Fernando Nery durante participação no programa WW Especial – Quem pagará a conta com o fim da escala 6×1?, que foi ar neste domingo (15), às 22h (horário de Brasília).
ASSISTA: WW ESPECIAL – QUEM PAGARÁ A CONTA COM O FIM DA ESCALA 6X1?
O especialista apresentou um contraponto à visão mais pessimista sobre o fim da escala 6×1, que sugere que a medida provocaria aumento de custos para empresas, resultando em desemprego, informalidade e pejotização.
“Para a gente comprar uma coisa, para a gente consumir, a gente precisa não só de renda, mas também de tempo”, argumentou Nery, citando o economista português Pedro Gomes, defensor da semana de quatro dias.
Esse fenômeno seria semelhante ao que ocorre durante feriados e no carnaval, quando as pessoas estão de folga de suas atividades regulares, mas continuam movimentando a economia através do consumo em setores como entretenimento, lazer e cultura.
WW Especial
Apresentado por William Waack, o programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Conheça o Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube. Ao se cadastrar, você garante acesso antecipado à íntegra da edição já às sextas-feiras, além de cortes exclusivos e conteúdos de bastidores do programa.
* Publicado por Henrique Sales Barros
source
Fonte : CNN