wp-header-logo-3246.png

Os desfiles de escolas de samba do Grupo Especial no Rio de Janeiro começaram na noite deste domingo (15) com Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira passando pelo Sambódromo Marquês de Sapucaí.

Cada escola faz apresentações de cerca de uma hora e meia, com temas que passam por política, música e cultura afro-brasileira. Os desfiles começaram às xx e seguem durante a madrugada de segunda-feira (16).

Acadêmicos de Niterói

A primeira escola a entrar no sambódromo foi a Acadêmicos de Niterói, estreante no grupo Especial após ter conquistado o título da Série Ouro de 2025, com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil. O tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo.

A rainha de bateria da escola é a estreante Vanessa Rangeli. Dias antes de entrar na avenida, o tema da agremiação gerou questionamentos sobre possível propaganda eleitoral antecipada, já que Lula é pré-candidato à reeleição. Além disso, a participação da primeira-dama Rosangela da Silva, conhecida como Janja, no desfile gerou divergências entre aliados do presidente.

Próximas escolas

Na sequência, entram na Sapucaí a Imperatriz Leopoldinense homenageando o cantor Ney Matogrosso, com a cantora IZA é a rainha de bateria; a Portela com um desfile em homenagem a Custódio Joaquim de Almeida, mais conhecido como Príncipe Custódio – figura histórica e espiritual do Benin, na África; e Estação Primeira de Mangueira, encerrando a noite com tradições afro-indígenas da Amazônia através da história do Mestre Sacaca, um grande curandeiro do estado do Amapá.

*publicado por Jonathan Pereira, em colaboração para a CNN Brasil


source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu