wp-header-logo-3246.png

O presidente do Grêmio, Odorico Roman, afirmou no CNN Esportes S/A deste domingo (15) que a nova gestão trabalha em uma reformulação da área comercial com foco na ampliação de receitas recorrentes.

Entre as prioridades estão a definição de um novo patrocinador master, a negociação dos naming rights do estádio e a implementação de modelos alternativos de venda de ingressos.

Segundo o dirigente, um ponto central da estratégia seria a venda dos naming rights da Arena do Grêmio, agora controlada pelo clube após mudanças recentes na gestão do estádio.

Para Odorico, a ausência de um nome tradicional consolidado pode facilitar o processo de branding.

Nós temos uma particularidade no caso do Grêmio, porque normalmente os estádios já tem nome. (…) A Arena é a Arena do Grêmio, ela não tem nome, é a Arena do Grêmio. A gente pode chamar do nome que quiser e eu acredito que sim, que a gente vai conseguir vender os naming rights.

Odorico Roman, presidente do Grêmio

Roman comparou o cenário com outros estádios históricos do país e citou como exemplo o caso do Maracanã.

“Ninguém vai deixar de chamar o Maracanã de Maracanã. Não adianta botar que o nome do Maracanã agora é José”, refletiu.

Por outro lado, uma exceção a essa regra seria o caso do estádio do São Paulo, o MorumBIS.

Durante participação recente no CNN Esportes S/A, o diretor-executivo de marketing do São Paulo, Eduardo Toni, afirmou que o acordo com a Mondelez representa o maior contrato proporcional de naming rights do país e destacou que a escolha do nome foi estratégica para manter a identidade do estádio.

O dirigente também explicou que a negociação avançou rapidamente e gerou impacto relevante na exposição da marca.

No caso gremista, Roman afirmou que a precificação ainda está em análise.

A precificação disso varia. Existem estimativas de 15 milhões por ano, existem estimativas de 20 milhões por anos. O Morumbi parece que foi vendido por 25 milhões. Então, nós estamos trabalhando com essa faixa aí.

Odorico Roman, presidente do Grêmio

Em busca do patrocinador

Segundo ele, o clube está em fase avançada de conversas com empresas interessadas em ocupar o principal espaço na camisa após a rescisão do contrato anterior.

Nós tínhamos uma patrocinadora master que era uma Bet, que a direção anterior rescindiu o contrato porque não houve pagamento. E nós estamos realmente negociando com quatro empresas o patrocínio master. Possivelmente, durante o mês de fevereiro, a gente vai conseguir fechar essa negociação

Odorico Roman, presidente do Grêmio

Roman explicou que a estratégia não se limita a um único acordo e envolve a exploração de diferentes ativos comerciais.

“Nós temos a pretensão de, dessas quatro empresas que estão sendo negociadas, fechar contratos com mais de uma delas. Uma como master e a outra locais do Grêmio. Nós temos muitas propriedades para comercial e estamos nessa negociação”, afirmou.

Experiência inédita no Brasil

Além das negociações comerciais, o clube iniciou um novo modelo de venda de ingressos baseado em experiências internacionais, especialmente ligas norte-americanas.

A proposta consiste em comercializar pacotes que combinam jogos de maior apelo com partidas de menor demanda.

“E nós também estamos fazendo lá uma experiência inédita no Brasil, que é vender pacotes de ingresso”, explicou.

Roman detalhou que os jogos foram divididos em grupos para incentivar o torcedor a frequentar mais partidas.

“No primeiro grupo é Flamengo, Corinthians e Inter, já que GreNal sempre é um um jogo que vai bastante público e Flamengo e Corinthians também são jogos que normalmente a renda é maior. Esse é um grupo”, exemplificou.

O clube também oferece opções ampliadas para toda a temporada.

“Temos pacotes, então, de cinco jogos, de 19 jogos que são todos do brasileiro e pacote da Sul Americana”, afirmou.

Segundo ele, a lógica comercial exige que o torcedor adquira partidas adicionais para ter acesso aos confrontos mais procurados.

Então, a gente consegue fazer com que o torcedor que vai nesses três jogos, ele vá em outros dois jogos. E, com isso, a gente imagina que vai conseguir aumentar o fluxo de público em todos os jogos do Grêmio.

Odorico Roman, presidente do Grêmio

CNN Esportes S/A

Odorico Roman, presidente do Grêmio, o CNN Esportes S/A chega à 127ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

 

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu