O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou por volta de 20h30, deste domingo (15), ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, para assistir aos desfiles das escola de samba.
Lula será homenageado pela Acadêmicos de Niterói, primeira agremiação a desfilar, com o enredo: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
Outros membros do governo já estão presentes na Sapucaí, como a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O chefe do Executivo não participará do desfile, ficando no camarote do prefeito Eduardo Paes (PSD). A primeira-dama Janja da Silva deve desfilar no último carro: “Vale uma nação, vale um grande enredo”, que trará uma escultura gigante do presidente.
A participação de Janja gerou divergências entre aliados de Lula, segundo apuração do analista de política da CNN Brasil Pedro Venceslau. Lula foi desaconselhado de participar diretamente do desfile e por isso foi ao camarote.
Para esses interlocutores, a primeira-dama deveria ter adotado a mesma cautela. No entanto, ela não ocupa cargo público.
A principal questão na homenagem é quanto a possíveis implicações eleitorais e jurídicas, principalmente a de propaganda eleitoral antecipada. Lula é pré-candidato à reeleição.
source
Fonte : CNN