wp-header-logo-3246.png

Dormir bem e na posição correta pode ser determinante para quem sofre com dores na coluna. No CNN Sinais Vitais, o ortopedista Ivan Rocha, chefe do Grupo de Coluna, e o neurologista Rober Brock, coordenador da Divisão de Neurocirurgia, afirmam que a posição ideal para o descanso noturno é aquela que mantém a coluna em posição neutra, evitando tensões e desalinhamentos que podem se transformar em dores ao longo do dia.

De acordo com os médicos, a melhor forma de dormir é na posição lateral, que permite manter o alinhamento natural da coluna vertebral. O travesseiro deve respeitar a altura do ombro para que o pescoço fique em posição neutra, sem flexão ou extensão excessiva. “A altura do seu pescoço para o colchão fique num plano alinhado. Então, não existe o que é melhor, seu travesseiro mais alto ou mais baixo, depende da distância do ombro de cada um”, explicou o Rober Brock.

Importância do alinhamento corporal durante o sono

Um ponto fundamental destacado pelos médicos é a necessidade de um apoio entre os joelhos quando se dorme de lado. Esse suporte, que pode ser um segundo travesseiro, evita que o quadril rode e a coluna lombar sofra torção. “Se você fica de lado, quem tem principalmente um quadril mais largo, a tendência da perna de cima é que ela caia sobre a perna de baixo e isso rode o seu quadril e torça a sua coluna”, alertou Brock.

O objetivo é manter um alinhamento completo do corpo durante o sono, de modo que uma linha horizontal imaginária passe pelo centro da cabeça, pelo nariz, pelo umbigo e pelo meio das duas pernas. Esse alinhamento ajuda a reduzir tensões musculares e evita sobrecarga em determinadas regiões da coluna.

Cirurgia como último recurso

Os especialistas também abordaram o tema da cirurgia de coluna, enfatizando que este procedimento deve ser considerado apenas em casos específicos. “A gente tem indicações claras de cirurgia de coluna quando há compressões neurológicas”, explicou o ortopedista Ivan Rocha. Situações como compressão da medula comprovada com sintomas ou compressão de nervo com perda de força são indicações cirúrgicas.

No entanto, a maioria dos problemas de coluna tem origem inflamatória e pode ser tratada com fisioterapia, medicações e fortalecimento muscular. Mesmo em casos considerados mais graves, como uma compressão radicular, grande parte dos pacientes apresenta melhora sem necessidade de intervenção cirúrgica, através de tratamentos conservadores e do próprio processo do organismo em reabsorver hérnias de disco.

Os dados da Organização Mundial da Saúde reforçam a relevância do tema: cerca de 80% da população terá dor nas costas ao longo da vida. Por isso, adotar medidas preventivas, como dormir na posição correta e manter uma rotina de exercícios físicos regulares, é essencial para garantir a saúde da coluna e uma melhor qualidade de vida.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu