wp-header-logo-3246.png

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concordaram, em uma reunião na Casa Branca na última quarta-feira (11), que os EUA trabalhariam para reduzir as exportações de petróleo do Irã para a China, informou a agência de notícias políticas Axios, citando dois funcionários norte-americanos a par do assunto.

“Concordamos em exercer pressão máxima contra o Irã, por exemplo, em relação às vendas de petróleo iraniano para a China”, informou Axios no sábado (15), citando um alto funcionário norte-americano.

O Ministério das Relações Exteriores da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário neste domingo (15), primeiro dia do feriado nacional do Ano Novo Lunar.

A China representa mais de 80% das exportações de petróleo do Irã. Qualquer redução nesse comércio significaria uma diminuição na receita petrolífera do Irã.

Diplomatas dos EUA e do Irã realizaram negociações nucleares por meio de mediadores omanitas na semana passada, em um esforço para reativar a diplomacia, após o presidente dos EUA posicionar uma flotilha naval na região, enquanto os militares norte-americanos se preparam para a possibilidade de operações prolongadas, que podem durar semanas, contra o Irã.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu