wp-header-logo-3197.png

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou esperança neste sábado (14) de que as negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos na próxima semana em Genebra sejam sérias e substanciais.

Ele também manifestou preocupação com o fato de Kiev estar sendo pressionada “com muita frequência” a fazer concessões nas negociações.

“Esperamos sinceramente que as reuniões trilaterais da próxima semana sejam sérias, substanciais e úteis para todos nós, mas, honestamente, às vezes parece que as partes estão falando de coisas completamente diferentes”, falou Zelensky em um discurso na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

O líder ucraniano disse sentir “um pouco” de pressão do presidente americano, Donald Trump, que ontem afirmou que Zelensky não deveria perder a “oportunidade” de fazer a paz em breve.

“Os americanos frequentemente retornam ao tema das concessões e, com muita frequência, essas concessões são discutidas apenas no contexto da Ucrânia, e não da Rússia”, declarou Zelensky.

No entanto, ele acrescentou que esperava que os EUA continuassem envolvidos nas negociações e que houvesse uma oportunidade para a Europa, que, segundo ele, estava atualmente marginalizada, desempenhar um papel maior.

Volodymyr Zelensky já havia expressado preocupação com o fato de as eleições de meio de mandato para o Congresso dos Estados Unidos poderem concentrar a administração Trump em questões políticas internas após o verão.

A Ucrânia e a Rússia realizaram duas rodadas recentes de negociações mediadas por Washington em Abu Dhabi, descritas pelas partes como construtivas, mas não resultaram em grandes avanços.

A Rússia informou que sua delegação a Genebra seria liderada pelo conselheiro de Putin, Vladimir Medinsky, uma mudança em relação a Abu Dhabi, onde a equipe russa foi liderada pelo chefe da inteligência militar, Igor Kostyukov.

Fontes ucranianas já haviam criticado a condução das negociações por Medinsky, o acusando de dar aulas de história à equipe ucraniana em vez de se envolver em negociações substanciais.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu