wp-header-logo-3145.png

Após a troca na relatoria no caso Master no STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), defendeu nesta sexta-feira (13) a atuação do ministro Dias Toffoli. Ele criticou o que chamou de “linchamento moral de autoridades públicas”.

Segundo o parlamentar, o magistrado sempre foi respeitado pelo “equilíbrio e firmeza” na sua atuação pública. Em nota, Paulinho destacou os quase vinte anos de “relevantes serviços prestados na magistratura brasileira” por Toffoli.

“Não se pode admitir que corporações e uma parcela da mídia promovam o linchamento moral de autoridades públicas com base em pré-julgamentos e vazamentos seletivos de elementos de informação. A responsabilidade institucional exige de todos nós – líderes políticos – e da sociedade cuidado com a defesa da democracia e de suas instituições”, disse o deputado.

Na quinta-feira (12), a saída de Toffoli do caso do Master foi acordada depois de uma reunião entre todos integrantes da Corte. Ele foi substituído na função pelo ministro André Mendonça, definido por sorteio.

Toffoli foi alvo de ampla pressão na relatoria desde o início da investigação sobre a fraude financeira. Além da suspeição e afastamento do ministro em relação ao Master, parlamentares da oposição também articularam apoio para um pedido de impeachment do magistrado.

Na quarta-feira (11), a PF (Polícia Federal) concluiu a perícia do material obtido e identificou mensagens do dono do Master, Daniel Vorcaro, com menções a Toffoli. O empresário é investigado por fraudes financeiras bilionárias. O assunto pesou para que os ministros decidissem pela troca na relatoria.

A nota do Solidariedade não cita diretamente a atuação da PF, mas menciona o “lixamento moral” de autoridades por parte de “corporações” com base em “pré-julgamentos e vazamentos seletivos de elementos de informação”.

Leia a íntegra da nota divulgada:

Apoio ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli 

Manifestações firmes se fazem essenciais para lidar com momentos turbulentos. Por isso, torna-se pública a presente nota para reconhecer os quase vinte anos de relevantes serviços prestados na magistratura brasileira pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli. 

O ministro ocupou a Presidência do Poder Judiciário durante o desafiador período da pandemia de Coronavírus (COVID-19). Também conduziu eleições gerais como Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, sendo sempre respeitado pelo equilíbrio e firmeza em sua atuação pública.

Não se pode admitir que corporações e uma parcela da mídia promovam o linchamento moral de autoridades públicas com base em pré-julgamentos e vazamentos seletivos de elementos de informação. A responsabilidade institucional exige de todos nós – líderes políticos – e da sociedade cuidado com a defesa da democracia e de suas instituições. 

Brasília/DF, 13 de fevereiro de 2026 

Paulinho da Força Presidente Nacional do Solidariedade

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu