Um vídeo da cantora Anitta reclamando com a equipe de produção viralizou nesta semana. Na ocasião, a artista dá uma bronca sobre um pedido que não foi atendido, mas o áudio foi exibido em transmissão ao vivo.
É possível ouvir a cantora falar “sabe o que a gente vai fazer então? Vocês preparam do jeitinho de vocês e do jeito que tem que ser. Já que eu pergunto e vocês não me respondem, quando estiver pronto, vocês falam: ‘Pronto, é agora’. Aí eu vou lá e faço. Eu perguntei três vezes como era para fazer. Então deixa preparado e me avisa que eu vou fazer”.
A curiosidade no vídeo é que Anitta usa o mesmo microfone para cantar e para conversar com a produção, e isso ocorre graças a uma tecnologia presente nos equipamentos profissionais de captação.
Tudo no mesmo microfone
Em grandes shows, artistas costumam usar microfones com um recurso chamado Talkback: ao pressionar um botão, o áudio deixa de sair para todos os canais e pode ser ouvido apenas pela produção.

A artista pode falar com a produção para pedir ajustes no som ou no retorno (sistema que envia o som dos instrumentos de volta para a pessoa), por exemplo, ou se comunicar com as demais pessoas no palco.
Portanto, basta apertar um único botão para conseguir usar o mesmo aparelho na apresentação e na comunicação com os bastidores. Cada evento conta com frequências diferentes para enviar o áudio aos sistemas de som e a outros canais, e o Talkback faz com que a mensagem chegue para a frequência dos produtores.
Por que foi possível ouvir o áudio?
Durante uma apresentação ao vivo, o áudio pode vazar por um erro na distribution dos canais de áudio, por exemplo.
Isso pode acontecer por diferentes motivos: o botão do microfone não funcionou direito, o canal ligado ao sistema de som não foi desativado, houve uma diferença na hora de configurar o volume, e por aí vai.
No caso do show de Anitta no último domingo (8), a apresentação contou com uma transmissão que permitia acompanhar o Talkback da artista nas conversas com a equipe técnica e os bailarinos. Não houve vazamento, mas sim uma transmissão específica com o conteúdo dos bastidores.
*Texto escrito pelo repórter André Magalhães
source
Fonte : CNN