A PCGO (Polícia Civil de Goiás) descartou, até o momento, a possibilidade de que outras pessoas estejam envolvidas no crime de Thales Machado, Secretário de Governo do município de Itumbiara, no sul do estado. Ele atirou contra dois filhos e matou o mais velho, Miguel Araújo Machado, na madrugada de quinta-feira (12).
O homem integrava a administração municipal e era genro do prefeito Dione Araújo. Após o episódio, a Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias. O expediente administrativo foi suspenso temporariamente.
Os disparos ocorreram dentro do ambiente familiar. A dinâmica completa dos fatos ainda é apurada pelas autoridades policiais.
Secretário que matou filho em Goiás: o que sabemos sobre o caso
Estado de saúde do filho mais novo
De acordo com a Polícia Civil, o filho mais novo de Thales Machado permanece vivo. A corporação informou que, até o momento, não foi constatado protocolo de morte cerebral.
O estado de saúde da criança não teve detalhes divulgados. O acompanhamento médico segue em andamento. A CNN Brasil tenta atualizações.
Carta publicada e retirada do ar
Uma carta de Thales Machado foi publicada em seu perfil e posteriormente retirada do ar. Pessoas próximas relataram à CNN Brasil que o conteúdo era autêntico.
O texto indicava um possível contexto de crise conjugal e mencionava uma traição. A publicação também continha referências religiosas, com trechos de pedido de perdão.
Uma pessoa próxima afirmou que inicialmente acreditou que o perfil tivesse sido invadido. “Vi a postagem, achei que fosse hacker. Não acreditei”, relatou.
Manifestações oficiais
O caso gerou repercussão no estado de Goiás. O governador Ronaldo Caiado manifestou-se publicamente. Em nota, Caiado afirmou que a notícia de violência dentro de um lar, sobretudo quando crianças são vítimas, atinge toda a sociedade.
Ele afirmou ainda que todas as agendas foram suspensas após o crime e que estariam à caminho de Itumbiara ainda pela manhã, para prestar solidariedade à família.
Publicações em redes sociais
Dias antes do crime, Thales Machado realizou publicações em redes sociais. Em um vídeo divulgado anteriormente, afirmou que “família é o mais importante da vida”.
Na postagem, feita na segunda-feira (9), o secretário se introduz e fala sobre seus filhos e esposa. “Meu nome é Thales Machados, sou pai do Miguel, pai do Benício, sou casado com a Sara […] que eu estou construindo a minha família, que é o que a gente tem de mais importante na minha vida.”
Um dia antes do ocorrido, o secretário também publicou uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparecia ao lado da esposa e dos filhos.
Investigação
A Polícia Civil conduz a investigação para esclarecer as circunstâncias, a motivação e os desdobramentos do caso. Perícias técnicas e coleta de depoimentos integram os procedimentos em andamento.
As equipes periciais realizaram os exames técnicos necessários, e os corpos foram liberados para família por volta de 5h da quinta (12).
O GIH (Grupo de Investigação de Homicídios de Itumbiara) está responsável pela investigação.
*Sob supervisão de Tonny Aranha
source
Fonte : CNN