Após dias de calor intenso, com temperaturas próximas dos 40°C, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, nesta sexta-feira (13) de carnaval e muda o tempo na região. A passagem do sistema aumenta as áreas de instabilidade, reduz o calor extremo e mantém risco de chuva forte e temporais ao longo do fim de semana nos três estados do Sul.
O calor intenso foi resultado do chamado “calor pré-frontal”, fenômeno que ocorre antes da chegada de uma frente fria, provocando aquecimento acentuado do ar.
Na quinta-feira (12), o Rio Grande do Sul voltou a registrar as temperaturas mais elevadas do país, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A capital, Porto Alegre, foi a mais quente entre as capitais brasileiras e bateu recorde de calor em 2026, com 38,4°C, superando os 37,1°C registrados em 15 de janeiro. Em outras áreas da região, os termômetros também dispararam: 34,1°C em Itajaí, no Vale do Itajaí, e 35,9°C em Morretes, no litoral do Paraná.
Agora, com o avanço do sistema pelo Rio Grande do Sul e alcançando Santa Catarina ainda nesta sexta, o cenário muda: a nebulosidade aumenta, as pancadas de chuva se tornam frequentes e as temperaturas tendem a cair, embora a sensação ainda seja de abafamento.
Conforme a Climatempo, há alerta para temporais nesta sexta em todas as regiões catarinenses, na maior parte do Paraná e no norte gaúcho. As pancadas devem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a fortes.
Carnaval com instabilidade
No sábado (14) de carnaval, a previsão indica chuva persistente no litoral catarinense, enquanto no Rio Grande do Sul e no Paraná as pancadas tendem a ocorrer principalmente entre a tarde e a noite. No domingo (15), a instabilidade deve atuar desde a madrugada em várias áreas gaúchas e catarinenses, com o Paraná concentrando as chuvas novamente no período da tarde e noite. O risco de temporais permanece nos três estados.
Na segunda e terça-feira de carnaval, a tendência é de pancadas típicas de verão, sobretudo à tarde e à noite, mantendo o tempo instável na região.
Veja também: Chuvas causam a morte de 5 pessoas em MG; estado está em nível de perigo
A combinação entre o forte calor e a aproximação da frente fria já provocou fenômenos severos. Na quinta-feira, nuvens do tipo supercélula se formaram no sul gaúcho e um tornado foi observado em Pelotas, evidenciando o alto potencial para eventos extremos.
Apesar da redução do calor intenso, o fim de semana de carnaval será marcado por instabilidade, exigindo atenção redobrada de foliões e moradores diante do risco de chuva forte, ventania e transtornos associados.
source
Fonte : CNN