wp-header-logo-2819.png

A Rússia está se preparando para enviar carregamentos de petróleo bruto e combustível para Cuba em breve, informou o jornal russo Izvestia nesta quinta-feira (12), citando a embaixada russa em Havana.

Cuba tem enfrentado uma grave crise de combustível, já que os Estados Unidos tomaram medidas para cortar o fornecimento de petróleo ao país governado pelo Partido Comunista.

O país alertou as companhias aéreas internacionais de que o querosene de aviação não estará mais disponível na ilha, em mais um sinal do rápido agravamento da situação.

Historicamente, Cuba depende da Venezuela para o fornecimento de grande parte de seu querosene de aviação, mas a ilha caribenha não recebe petróleo bruto ou derivados de seu principal aliado desde meados de dezembro, quando os EUA bloquearam as exportações do país sul-americano.

“Espera-se que a Rússia forneça petróleo bruto e derivados a Cuba em breve, como ajuda humanitária”, afirmou um diplomata da embaixada russa, citado pelo jornal.

A última vez que a Rússia forneceu petróleo a Cuba foi em fevereiro de 2025, quando entregou um carregamento de 100 mil toneladas.

A Rússia afirmou que a situação do combustível em Cuba é crítica e que as tentativas dos Estados Unidos de “sufocar” a economia da ilha estão causando muitas dificuldades, prometendo agir contra qualquer tipo de intervenção militar e expressando a solidariedade de Moscou com Cuba e a Venezuela.

Moscou também anunciou na quarta-feira (11) que suspenderá os voos para Cuba assim que os turistas russos deixarem a ilha.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu