O Secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, afirmou que haverá “uma reviravolta absolutamente dramática” nas relações entre os EUA e a Venezuela.
“Acredito que veremos uma reviravolta absolutamente dramática na trajetória desta nação, no estado das relações entre a Venezuela e os Estados Unidos, e nas condições de negócios e ambiente para o comércio e comércio, não apenas entre nossos dois países, mas no hemisfério ocidental”, disse ele durante uma coletiva em Caracas, na quarta-feira (11).
“Isto é muito diferente, é bem fora da caixa”, afirmou.
Wright continuou dizendo que os EUA não reconhecem formalmente o governo venezuelano atual, liderado pela presidente interina Delcy Rodríguez, que assumiu o cargo depois que os EUA capturaram o ex-presidente Nicolás Maduro, há menos de 40 dias. Mais cedo, Rodríguez se recusou a responder a uma pergunta da mídia sobre se a Venezuela teria eleições em breve.
O nome de Maduro foi mencionado apenas uma vez na reunião de duas horas entre autoridades dos EUA e da Venezuela, afirmou Wright.
O secretário de Energia elogiou a reforma da lei de hidrocarbonetos da Venezuela, que tornará mais fácil para as empresas estrangeiras participarem da indústria de petróleo do país. Wright a chamou de um “símbolo do desejo de impulsionar a reforma e mover o país em uma direção positiva”.
O oficial dos EUA, o mais alto a visitar o país em quase três décadas, disse que a China já comprou parte do petróleo venezuelano que está sendo vendido através do governo dos EUA.
“Negócios legítimos chineses sob condições legítimas de negócios – isso é aceitável”, afirmou.
Wright disse que, além do petróleo venezuelano, as duas delegações também discutiram a mineração de minerais críticos na Venezuela e a reconstrução da rede elétrica.
source
Fonte : CNN