A quinta-feira (12) foi declarada dia de luto na Colúmbia Britânica, no Canadá, depois que oito pessoas foram mortas em ataque a tiros na cidade de Tumbler Ridge.
A suspeita, identificada como uma jovem de 18 anos que morava na região, teria tirado a própria vida depois do ataque. Entre as vítimas, seis foram encontradas mortas na escola de Tumbler Ridge. As outras duas eram a mãe e o meio irmão da suspeita, encontrados mortos dentro de casa. A polícia ainda investiga a motivação do ataque.
O dia de luto foi anunciado em uma declaração conjunta dos líderes da assembleia legislativa da Columbia Britânica: o líder do governo na Câmara, Mike Farnworth; a líder da oposição oficial na Câmara, Á’a:líya Warbus; e o líder do Partido Verde da Colúmbia Britânica na Câmara, Rob Botterell.
“O horrível ataque a tiros e a trágica perda de vidas em Tumbler Ridge devastaram esta pequena comunidade e impactaram pessoas em toda a Colúmbia Britânica, no Canadá e ao redor do mundo”, afirmou a declaração conjunta.
O Discurso do Trono, que estava inicialmente programado para ocorrer amanhã e marcar o primeiro dia da sessão legislativa da primavera, foi adiado. A assembleia legislativa realizará um minuto de silêncio ao meio-dia em homenagem às vítimas, aos familiares e à comunidade de Tumbler Ridge.
“O povo da Colúmbia Britânica lamenta junto com o povo de Tumbler Ridge. Estamos unidos e continuaremos a garantir todo o apoio possível aos membros da comunidade nos próximos dias”, continuou a declaração.
Mais cedo, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse em mensagem aos moradores de Tumbler Ridge: “a nação está de luto com vocês”.
“Esta manhã, pais, avós, irmãs e irmãos em Tumbler Ridge acordarão sem alguém que amam. A nação está de luto com vocês. O Canadá está ao lado de vocês”, afirmou Carney no Parliament Hill, em Ottawa, contendo as lágrimas.
source
Fonte : CNN