O diretor interino do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), Todd Lyons, afirmou nesta terça-feira (10) que a agência será “peça-chave do aparato geral de segurança” da Copa do Mundo de 2026.
Em depoimento ao Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Representantes dos EUA, Lyons disse que o ICE está comprometido em garantir uma experiência segura para atletas, equipes e visitantes durante o torneio.
“O ICE é peça-chave do aparato de segurança geral da Copa do Mundo“, afirmou. “Estamos dedicados a garantir essa operação e também a segurança de todos os nossos participantes e visitantes.”
Parlamentares democratas manifestaram preocupação com possíveis detenções indevidas, avaliando que o temor pode prejudicar a confiança do público às vésperas da competição.
I asked ICE Acting Director Todd Lyons whether ICE will be conducting raids and arrests at the World Cup. He refused to answer.
When the safety and peace of mind of millions of visitors are on the line, that evasion is alarming, and deliberate. pic.twitter.com/A8kxKXcbm0
— Rep. Nellie Pou (@RepNellie) February 10, 2026
Também participaram da audiência Rodney Scott, comissário da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), e Joe Edlow, diretor do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
A Copa do Mundo de 2026 será realizada entre 11 de junho e 19 de julho, com sede nos Estados Unidos, Canadá e México. A maioria das 104 partidas está programada para ocorrer em território norte-americano.
source
Fonte : CNN