wp-header-logo-2723.png

O empresário Sir Jim Ratcliffe, co-proprietário do Manchester United e fundador do grupo químico INEOS, gerou polêmica ao afirmar que o Reino Unido foi “colonizado por imigrantes” e que o impacto da imigração estaria pesando sobre as contas públicas.

“Não dá para ter uma economia com nove milhões de pessoas recebendo benefícios e um fluxo enorme de imigrantes. O Reino Unido foi colonizado. Isso está custando muito caro”, disse em entrevista à Sky News.

Ratcliffe também atribuiu o crescimento populacional recente à imigração. “O Reino Unido foi colonizado por imigrantes, não é? A população era de 58 milhões em 2020 e agora é de 70 milhões. Isso representa 12 milhões de pessoas”, afirmou.

Dados do Departamento Nacional de Estatísticas do Reino Unido (ONS), no entanto, indicam que a população do Reino Unido era estimada em 67,1 milhões em 2020 e chegou a 69,4 milhões em 2025.

Dono de uma fortuna avaliada em US$ 17,4 bilhões (cerca de R$ 90 bilhões), Ratcliffe defendeu que o governo adote medidas mais duras para enfrentar a imigração e o sistema de benefícios sociais, mesmo que isso gere impopularidade. Ele comparou a situação às mudanças implementadas no Manchester United desde que assumiu parte do controle do clube.

“Tenho sido muito impopular no Manchester United porque fizemos muitas mudanças. Para melhor, na minha opinião. E acho que estamos começando a ver alguns indícios no clube de que isso está começando a dar resultado”, disse.

“Mas você tem os mesmos problemas com o país. Se você realmente quer lidar com as principais questões da imigração, com pessoas optando por receber benefícios em vez de trabalhar para viver, se você quer lidar com isso, então você terá que fazer algumas coisas impopulares e mostrar alguma coragem”, acrescentou.

A declaração provocou reação do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que Ratcliffe deveria se desculpar pela fala, que classificou como ofensiva e equivocada. “A Grã-Bretanha é um país orgulhoso, tolerante e diverso”, escreveu em postagem no X. 

 


source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu