As recentes declarações do presidente Donald Trump sobre buscar um acordo com o Irã revelam uma estratégia multifacetada dos Estados Unidos para lidar com questões de segurança no Oriente Médio. De acordo com a analista Fernanda Magnotta, no CNN 360°, as negociações têm como principal objetivo impedir que o regime iraniano desenvolva capacidade nuclear militar.
“As negociações estão orientadas em impedir que o Irã alcance uma capacidade nuclear militar de fato. Isso é o coração das negociações, inclusive já em outros governos”, explicou Magnotta. Segundo a especialista, esse objetivo passa por limitar o enriquecimento de urânio, reduzir estoques considerados sensíveis e aumentar as inspeções internacionais.
A análise indica que há pelo menos quatro frentes de interesse que guiam a política americana em relação ao Irã. Além de conter o programa nuclear, os EUA buscam gerenciar as tensões entre Israel e Irã, que poderiam escalar para um conflito regional mais amplo. “Israel, por se sentir muito vulnerável em relação ao Irã, já deu sinais de que estaria disposto, inclusive, a promover ataques a instalações iranianas“, alertou a analista.
Influência regional e alianças geopolíticas
Outra preocupação americana é conter a influência regional iraniana, que se estende através do apoio a grupos e milícias em países como Líbano, Síria, Iêmen e Iraque. Esses grupos representam desafios aos interesses americanos na região e afetam a estabilidade do Oriente Médio.
Por fim, Magnotta destacou que as negociações também visam conter a crescente aliança entre Irã, Rússia e China. “Não dá para ignorar também uma tentativa por meio dessas negociações de conter essa aliança Irã-Rússia e China que passa por elementos estratégicos, militares e energéticos”, afirmou a especialista.
A analista concluiu que, além dos objetivos geopolíticos, há também um componente doméstico nas negociações, uma vez que um acordo bem-sucedido poderia representar uma vitória diplomática para a administração americana e consolidar um legado político. “No final do dia, tem tudo isso que eu listei, mas a tentativa de demonstrar uma vitória negocial para o seu próprio público doméstico, prova da sua liderança e, de certa maneira, consolidar um legado”, finalizou.
source
Fonte : CNN