Os preços do açúcar demerara na bolsa de Nova York estão “presos” no intervalo entre 14,60 e 14,90 centavos de dólar a libra-peso há semanas, apesar da depreciação do dólar em relação ao real. Mas, segundo a consultoria Datagro, a relação entre estoque e demanda apertado, pode permitir uma elevação das cotações no médio prazo.
O mercado tem como pano de fundo a previsão de estoques apertados de açúcar e etanol na atual entressafra da região Centro-Sul do Brasil. Além disso, segundo a Datagro, quando a moagem for retomada, o mix das usinas tende a ser mais voltado ao etanol.
Como o Brasil representa três quartos da oferta mundial de açúcar bruto e como as refinarias mundiais estão trabalhando com pedidos “just-in-time”, o mundo açúcareiro pode ser pego de surpresa pela falta de produto, alerta a consultoria.
Consumo
Por outro lado, o consumo de etanol permanece resiliente no mercado brasileiro, apesar da perda de competitividade nas bombas. “O consumidor permanece fiel ao biocombustível e uma provável redução nos preços do etanol em relação aos níveis atuais só irá reforçar esse consumo aquecido”, diz a Datagro, em relatório.
Soma-se a esses fatores, as chuvas de monção na Índia e Tailândia abaixo do normal podem comprometer a rebrota da cana para a safra 2025/26 e o plantio de 2027/28.
Além disso, há uma perspectiva de mais um ano de retração no plantio de beterraba (usada para fazer açúcar) na União Europeia, de 10%, o que pode comprometer a oferta de açúcar branco.
Segundo a Datagro, o modesto superávit de 1,2 milhão de toneladas de açúcar para 2025/26 é insuficiente para compensar três anos de déficit acumulado de 8,2 milhão de toneladas.
“Não por outro motivo, o mercado segue atento à evolução das chuvas e o desenvolvimento dos canaviais no Centro-Sul do Brasil, e às perspectivas de evolução do uso de etanol para a substituição do bunker marítimo, que juntamente com o mercado interno aquecido, abrem a perspectiva da absorção dos volumes adicionais de etanol, de cana e de milho previstos para 2026/27.
https://www.cnnbrasil.com.br/agro/cacau-entra-em-2026-em-busca-de-equilibrio/
source
Fonte : CNN