Milhares de pessoas se reuniram em cidades por todo o Irã nesta quarta-feira para celebrar o 47º aniversário da Revolução Islâmica, enquanto a tensão do país com os Estados Unidos cresce.
Imagens exibidas pela mídia estatal mostraram multidões nas ruas das cidades de Teerã, Shiraz, Birjand e Ahvaz.
Em Teerã, capital iraniana, um mar de bandeiras iranianas podia ser visto preenchendo a praça central Azadi.
Mísseis e satélites foram exibidos à margem da manifestação na capital, segundo um vídeo publicado pela emissora estatal Press TV.
O aniversário ocorre em um momento em que os EUA tentam aumentar a pressão sobre o Irã em meio às negociações nucleares em andamento.
Washington expandiu sua presença militar na região nas últimas semanas e o presidente Donald Trump considerou opções para atacar o Irã, embora não haja indicação de uma decisão.
Autoridades americanas e iranianas realizaram conversas indiretas em Omã na sexta-feira (6) — a primeira rodada de negociações entre os dois lados desde que os Estados Unidos e Israel atacaram a República Islâmica em junho de 2025.
O Irã afirmou estar aberto a discutir seu programa nuclear com os EUA, mas recusou a exigência de Washington de que a República Islâmica limite seu programa de mísseis e o apoio a grupos aliados na região.
source
Fonte : CNN