O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse ter escapado de uma tentativa de assassinato. Em reunião do conselho de ministros nesta terça-feira (10), Petro relatou que o helicóptero em que voava com os filhos não pode aterrissar onde havia planejado inicialmente porque seria alvo de disparos.
Petro disse que nos últimos dias vinha “escapando” para não ser morto. “Não aterrissei onde deveria porque o helicóptero seria alvo de disparos”, afirmou.
Ainda de acordo com o relato do presidente colombiano, ele e os filhos teriam sobrevoado o mar aberto por quatro horas. “Não cheguei onde deveria ter chegado, mas cheguei”.
Petro disse que estava em situação de alerta. Ele alegou que organizações criminosas e adversários teriam o objetivo de “destruí-lo” e relatou supostas ameaças, que viriam desde o ano passado.
Os supostos planos relatados por Gustavo Petro durante a reunião com ministros incluiriam ordens de captura e até uma conspiração com o objetivo de “destruir” a reunião que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada em Washington.
Ano de eleições na Colômbia
A Colômbia tem eleições este ano para escolher o sucessor de Gustavo Petro em meio à onda de violência. Por lei, o presidente não pode buscar a reeleição.
A maioria dos partidos e coalizões políticas deve realizar primárias em março, em paralelo às eleições legislativas. A esquerda já escolheu o senador Iván Cepeda como candidato em votação interna da mesma coalizão que levou Petro ao poder em 2022.
source
Fonte : CNN