A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia, anunciou que pretende substituir aproximadamente 1 milhão de lâmpadas em 2026, por meio do Programa de Eficiência Energética. A iniciativa tem como objetivo reduzir o consumo de energia, diminuir o valor da conta de luz e garantir a destinação ambientalmente adequada dos equipamentos antigos.
Em 2025, o projeto alcançou cerca de 90 municípios nos três estados atendidos pela companhia, com a substituição de aproximadamente 195 mil lâmpadas por modelos de LED e a troca de cerca de três mil geladeiras antigas por equipamentos novos.
A CNN Brasil teve acesso à informação em primeira mão, da mudança de meta da empresa.
Para este ano, a Enel estima a troca gratuita de quase 1 milhão de lâmpadas e de 16 mil geladeiras, além da ampliação do número de beneficiados em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. As ações fazem parte do programa Enel Compartilha Eficiência, regulado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
As ações do programa são itinerantes e ocorrem em espaços cedidos pelas próprias comunidades. Para realizar a troca das lâmpadas, o cliente titular da conta deve comparecer ao local da ação com documento de identidade com foto, a conta de energia mais recente e as lâmpadas ineficientes para substituição.
Já para a troca de geladeiras, é necessário ser cliente da Enel adimplente, apresentar RG e CPF do titular da conta, ter consumo médio mensal de até 250 kWh nos últimos 12 meses, não ter sido beneficiado com a troca de geladeira nos últimos 10 anos e possuir uma geladeira antiga em funcionamento, que deverá ser levada ao local e à data informados no momento da contemplação.
*Sob supervisão de Thiago Félix
source
Fonte : CNN