O nome de Jeffrey Epstein voltou com força às manchetes recentemente devido a uma divulgação histórica de documentos confidenciais pelo Departamento de Justiça dos EUA.
Estes arquivos detalham conexões do financista e abusador sexual de menores com figuras globais como Donald Trump, Bill Clinton, Elon Musk e Bill Gates, além de menções que geraram repercussão no Brasil (Luciana Gimenez, Luma de Oliveira e até Silvio Santos).
O caso ganha novos capítulos e soma-se a uma crescente produção de livros, investigações jornalísticas e séries documentais que buscam compreender como Epstein operou, por décadas, um sistema transnacional de abusos por tanto tempo.
Confira uma lista de documentários para entender o caso
1. “Jeffrey Epstein: Poder e Perversão” (2020)
Baseada no livro de James Patterson, foca no depoimento das sobreviventes e detalha como ele usou sua riqueza para criar uma rede de tráfico sexual.
Ao retratar a improvável ascensão de Epstein aos mais altos escalões da riqueza e do poder, a série analisa seus anos de abuso sexual de menores e a rede de cúmplices que o apoiaram – incluindo a socialite Ghislaine Maxwell.
A série também entrevista muitos sobreviventes dos crimes, incluindo a Maria Farmer e a falecida Virginia Giuffre, que durante anos lutou por justiça para trazer seus crimes à tona, enfrentando intimidação e negação.
Disponível na plataforma de streaming Netflix, com 4 episódios.
2. “Ghislaine Maxwell: Podre de Rica” (2022)
O documentário detalha como Ghislaine Maxwell não era apenas uma namorada ou confidente, mas uma peça fundamental na rede de tráfico sexual do financiador.
A obra a retrata como uma ‘madame’ estratégica, responsável por arquitetar o esquema e recrutar adolescentes que, sob falsas promessas, eram coagidas a cometer atos sexuais com Epstein.
Disponível na plataforma de streaming Netflix, com 1h40 de duração.
3. “Sobreviver a Jeffrey Epstein” (2020)
Série documental que amplifica as vozes das vítimas e detalha os abusos ocorridos em suas várias propriedades, incluindo a ilha privada.
Inclui depoimentos detalhados de mulheres como Virginia Giuffre, Courtney Wild e Jenna Lisa Jones, que descrevem o trauma e as táticas de manipulação usadas contra elas quando eram adolescentes.
Além disso, a produção acompanha a luta dessas mulheres após a morte do magnata em 2019, focando na esperança de justiça com a prisão e o julgamento de seus cúmplices.
Disponível na plataforma de streaming Lifetime, ou na operadoras Sky, Net, Claro e Vivo, com 4 episódios.
4. “Príncipe Andrew, Maxwell e Epstein – O Escândalo Sexual” (2025)
O príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth, se manifesta sobre as acusações de abuso sexual contra Virginia Giuffre, quando ela tinha 17 anos em 2001.
Em entrevista ao programa Panorama, da rede BBC, o duque de York falou sobre uma foto mostrada pela americana para provar a relação íntima entre eles. Especialistas em linguagem corporal e psicologia forense examinam as palavras e o comportamento do príncipe durante a entrevista.
Disponível na plataforma de streaming Prime Video e HBO Max, com 45 minutos de duração.
5. “Crimes Misteriosos: Quem matou Jeffrey Epstein?” (2020)
O documentário examina as falhas na segurança do sistema prisional, o embate entre as hipóteses de suicídio e assassinato e a possível participação de figuras influentes na morte de Epstein, em 2019.
Com entrevistas exclusivas e análise de documentos, o filme revisita inconsistências nos protocolos de vigilância, contradições nos relatos oficiais e as diversas teorias que surgiram desde então.
Sem oferecer respostas definitivas, a obra dialoga com debates levantados por veículos como a BBC e o New York Times sobre transparência, responsabilização e confiança nas investigações conduzidas pelas autoridades.
Disponível na plataforma de streaming HBO Max e Apple TV+, com 3 episódios.

source
Fonte : CNN