Em março de 2025, mês do carnaval, um celular foi roubado ou furtado no estado do Rio de Janeiro a cada seis minutos. O dado faz parte de um levantamento feito pela CNN Brasil com base em números do Instituto de Segurança Pública, ISP.
Durante a folia, as delegacias do estado registraram 4.613 furtos e 2.469 roubos de celulares, um aumento de 14% em relação ao Carnaval anterior, em fevereiro de 2024. Segundo o levantamento, é como se um aparelho fosse levado a cada uma ou duas músicas tocadas em um bloco de rua.
No ano passado, o estado do Rio contabilizou 72.228 ocorrências de roubo e furto de celulares, o maior número desde o início da série histórica, em 2003. Na comparação com 2024, houve alta de 25% nos furtos e de 23% nos roubos.
Na capital fluminense, as delegacias com mais registros de roubos de celular estão localizadas na Praça da Bandeira, Lapa, Vicente de Carvalho, Taquara e Madureira. Já nos casos de furto, lideram as delegacias da Lapa, Catete, Leblon, Barra da Tijuca e Copacabana.
Das dez delegacias com mais registros de roubo de celular em todo o estado em 2025, cinco ficam na Baixada Fluminense. Em primeiro lugar aparece a 59ª DP, em Duque de Caxias, com 1.267 ocorrências.
Leia também: 130 objetos perfurocortantes são apreendidos
Em seguida estão a 64ª DP, em Vilar dos Teles, com 871 casos, a 54ª DP, em Belford Roxo, com 737 registros, a 52ª DP, em Nova Iguaçu, com 718 ocorrências, e a 58ª DP, no bairro da Posse, também em Nova Iguaçu, com 699 casos.
Apreensões e identificação de suspeitos
A atuação da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Seop, e da Guarda Municipal ao longo do último fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, em mais de 100 desfiles de blocos de rua, resultou na apreensão de dois homens suspeitos de roubo de celular na Cinelândia, durante o desfile do Cordão do Boitatá. Na delegacia, um deles foi reconhecido por uma das vítimas, enquanto o outro tinha um mandado de apreensão em aberto.
As ações de ordenamento e fiscalização também levaram à abordagem de mais de 2.500 vendedores ambulantes. Ao todo, foram apreendidas 689 garrafas de vidro, além de 32 facas, um martelo e dois botijões de gás. Quase cinco toneladas de itens não permitidos nos blocos foram recolhidas e encaminhadas aos depósitos municipais.
Como proteger seu celular no Carnaval
Segundo George Kleinau, especialista em cibersegurança do Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicação, Digitech, da Firjan SENAI, o maior prejuízo em casos de roubo ou furto não é a perda do aparelho, mas o risco de acesso a informações pessoais, documentos e contas bancárias.
O Digitech da Firjan SENAI reuniu orientações de segurança digital para o período do Carnaval. O manual completo pode ser acessado aqui. Entre as principais recomendações estão:
- Ativar os recursos nativos de segurança do celular, como rastreamento, bloqueio remoto, apagamento de dados à distância e proteção por senha ou biometria.
- Instalar o aplicativo Celular Seguro, do Governo Federal, que permite o bloqueio remoto da linha, de aplicativos e do IMEI do aparelho pela plataforma Gov.br, inclusive por pessoas de confiança previamente cadastradas.
- Ativar autenticação por senha ou biometria em aplicativos bancários e a verificação em duas etapas, 2FA, em e-mails, redes sociais, mensageiros e serviços em nuvem.
- Evitar anotar senhas em blocos de notas, mensagens ou e-mails. Prefira o uso de gerenciadores de senha confiáveis.
- Em grandes eventos, desativar pagamentos por aproximação ou manter apenas um cartão com limite reduzido nas carteiras digitais.
source
Fonte : CNN