O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) terá liberdade para escolher o cargo que desejar nas eleições de 2026. A declaração aconteceu nesta terça-feira (10), no Salão Verde da Câmara dos Deputados, após sessão solene de homenagem aos 46 anos de fundação do PT.
O nome de Alckmin é sondado para o governo de São Paulo e para continuar como vice do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na chapa para 2026.
Quando perguntado sobre ceder a vice para outros partidos de centro, Edinho reforçou a prioridade do PT na construção de uma ampla aliança política em torno da reeleição de Lula, mas que o Brasil precisa ser “pautado pela democracia”.
“Todos os partidos que hoje compõem o governo do presidente Lula, é natural que o PT os procure para debater a continuidade com esse governo, já que eles fazem parte. Isso é natural da construção da nossa política de aliança”, disse Edinho.
Ao comentar o papel de Alckmin nesse processo, o dirigente petista destacou o prestígio do vice-presidente dentro do partido. “Em Salvador, ele só não foi mais aplaudido do que o presidente Lula”, contou.
Edinho reforçou que o partido respeitará qualquer decisão de Alckmin sobre seu futuro político. “Tenho dito e vou repetir: o vice-presidente Geraldo Alckmin vai disputar o cargo que ele quiser nas eleições de 2026. Nós o respeitamos e temos por ele muito carinho”, concluiu.
source
Fonte : CNN