Dez pessoas foram presas em Sobral, no interior do Ceará, suspeitas de tentar intervir no comércio de água mineral da cidade. Segundo a polícia, os responsáveis pelas ameaças e extorsões pertencem ao CV (Comando Vermelho), facção de origem carioca que atua em várias regiões do país.
Comerciantes denunciaram que estavam sendo coagidos a pagar valores para continuar vendendo produtos ou para comercializar apenas marcas determinadas pelo grupo criminoso.
As prisões ocorreram entre quarta-feira (4) e sexta-feira (6), em uma operação conjunta da PCCE (Polícia Civil do Estado do Ceará) e da PMCE (Polícia Militar do Ceará).
Segundo as investigações, os suspeitos cobravam R$ 1,50 por cada garrafão de água distribuído e uma “taxa” diária de até R$ 1 mil das empresas do setor em bairros da cidade.
A ação envolveu a Draco Norte (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Região Norte), o Nuit (Núcleo de Inteligência), a Força Tática, a Sai (Subagência de Inteligência) e o CPRaio (Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas).
Na manhã da quarta-feira, a polícia prendeu um homem que estaria repassando ameaças a comerciantes. Ainda no mesmo dia, quatro suspeitos foram flagrados descarregando garrafões de água de um caminhão no bairro Vila União, veículo apreendido por suspeita de ligação com o grupo criminoso. Nas diligências seguintes, mais cinco pessoas foram capturadas.
Entre os presos estão homens de 18 a 29 anos, alguns com antecedentes por tráfico de drogas, roubo, violência doméstica e posse irregular de arma de fogo. Segundo informações da SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará), todos foram autuados por organização criminosa e permanecem à disposição da Justiça.
source
Fonte : CNN