Juan Pablo Guanipa, político da oposição da Venezuela, está em prisão domiciliar na cidade de Maracaibo, segundo anunciado pelo filho dele, Ramón Guanipa, nesta terça-feira (10).
“Confirmo que meu pai, Juan Pablo Guanipa, está em minha casa em Maracaibo. Estamos aliviados em saber que minha família se reunirá em breve”, comentou Ramón.
Ainda assim, ele pontuou que o pai está preso injustamente, “porque prisão domiciliar ainda é prisão e exigimos sua plena liberdade e a de todos os presos políticos”.
Guanipa foi libertado da prisão no domingo (8), em meio a uma série de solturas de presos no país, mas foi detido novamente horas depois, após falar com a imprensa em Caracas e encontrar apoiadores.
Ramón Guanipa afirmou que o pai foi recapturado à força por homens não identificados que colocaram uma camiseta em sua cabeça e o impediram de levantar do chão da van em que era transportado.
O opositor ficou preso por mais de oito meses sob a acusação de liderar um complô terrorista, o que ele nega. Antes disso, ele vivia escondido, após a eleição presidencial de 2024, que a oposição afirma ter vencido, embora Nicolás Maduro tenha reivindicado a vitória.
Incertezas sobre libertação de presos
A recente libertação e recaptura de Guanipa lançou incertezas sobre as promessas do governo venezuelano de aprovar uma lei de anistia e libertar presos políticos.
O governo nega manter presos políticos e afirma que os encarcerados cometeram crimes.
Autoridades afirmam que quase 900 dessas pessoas foram libertadas, mas não esclareceram o cronograma. A oposição venezuelana e grupos de direitos humanos afirmam há anos que o governo usa as prisões para sufocar a dissidência.
source
Fonte : CNN