O deputado federal Odair Cunha (PT-MG) intensificou nos bastidores da Câmara a articulação para viabilizar sua candidatura a uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União) e passou a acionar diretamente líderes partidários em busca de apoio.
Lideranças ouvidas pela CNN afirmam que mais de dez líderes se reuniram na última semana para tratar do assunto e declarar apoio ao Odair, incluindo o próprio presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o líder do seu partido, Augusto Coutinho (PE). O apoio de Hugo Motta foi negociado com o PT ainda em 2022, como parte da articulação para as eleições ao comando da Câmara.
Por outro lado, quatro partidos ficaram de fora dessas articulações: União Brasil, PSD, PL e Novo. O União deve debater a possível indicação de um nome para a vaga. O partido negocia uma possível aliança com o PSD e o PL.
Internamente, o União Brasil tem dois nomes postos para a possível disputa ao TCU: os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Danilo Forte (União-CE).
Já o PSD ensaia lançar o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) na disputa com Odair.
O líder da oposição na Câmara, o deputado Cabo Gilberto (PL-PB), afirmou a jornalistas nesta terça-feira (9) que “a oposição não tem nenhum compromisso com relação à vaga de quem quer que seja. Temos alguns candidatos e a prioridade do nosso partido”.
Mesmo com a mobilização de outras siglas para possíveis concorrentes, a CNN apurou que a bancada petista vê a candidatura de Odair Cunha como definida. Outros partidos da base veem múltiplas candidaturas como algo positivo para dividir o voto da oposição.
A eleição ainda não tem data marcada, mas líderes ouvidos pela CNN afirmam que Hugo Motta pode pautar a votação a qualquer momento e que a tendência é que a disputa fique para logo após o Carnaval.
source
Fonte : CNN