wp-header-logo-1877.png

O cantor Bad Bunny se apresentou na noite de domingo (8) durante o intervalo do Super Bowl LX. Com diversas referências à cultura latina, Benito adicionou elementos fortemente presentes na cultura porto-riquenha.

Ao longo da noite, o artista passou por múltiplos cenários e interações com outros artistas, convidados e dançarinos. Lady Gaga, Karol G, Pedro Pascal e Ricky Martin foram alguns dos nomes de peso presentes.

Confira as referências culturais usadas na apresentação de Bad Bunny

Cana-de-açúcar

A performance começou com Bad Bunny andando em meio a trabalhadores de plantações de cana-de-açúcar cantando “Tití Me Preguntó”. As gramíneas foram muito importante para o desenvolvimento da ilha no século XIX  e XX.

O figurino dos dançarinos, com o chapéu “pava”, também faz referência aos camponeses porto-riquenhos que fizeram parte da base da economia do país ao longo dos anos.

Barraca de Piraguas

Em determinado momento do show, Benito se serve de uma bebida em uma barraca de Piraguas. Semelhante às raspadinhas brasileiras, o drink refrescante é encontrado em vários lugares ao redor da nação materna do cantor e faz parte da infância dos cidadãos latinos.

El Morro

Bad Bunny com Lady Gaga no show de intervalo do Super Bowl LX • Kevin C. Cox/Getty Images
Bad Bunny com Lady Gaga no show de intervalo do Super Bowl LX • Kevin C. Cox/Getty Images

No encontro com Lady Gaga, ao som de “Baile Inolvidable”, os artistas sobem em uma estrutura que busca replicar o Castillo San Felipe del Morro, também conhecido como El Morro.

Localizada na orla da capital, San Juan, a pedra é um dos cartões postais históricos da cidade e Patrimônio Mundial da Unesco.

Toñita

Performando “NuevaYol”, Bad Bunny para e toma um shot oferecido por Maria Antonia “Toñita” Cay. A mulher é um dos pilares da comunidade porto-riquenha em Nova York, nos EUA.

Atualmente, ela administra o Caribbean Social Club, em Williamsburg, no Brooklyn. Há 50 anos, a proprietária se recusa a vender sua tradicional propriedade e se submeter a gentrificação em massa da área.

Sapo Concho

Assim como em todos os eventos e ações de promoção de seu álbum “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”, o sapo concho apareceu em brevemente em vários momentos. A espécie, que está sob ameaça de extinção, faz alusão ao potencial de destruição da vida porto-riquenha em razão do controle norte-americano.

Azul Claro

Em diversos momentos, o azul escuro, tradicional na bandeira de Porto Rico, foi substituído por um tom mais claro. Amplamente associado aos movimentos de independência da ilha, a cor faz referência a antiga bandeira da ilha.

Após a anexação pelos Estados Unidos, o azul do tecido foi trocado para se adaptar melhor ao tom do símbolo norte-americano. Durante “El Apagón”, Benito aparece segurando um mastro com a bandeira antiga.

Bad Bunny durante show de intervalo do Super Bowl com bandeira de Porto Rico • Kevin Sabitus/Getty Images
Bad Bunny durante show de intervalo do Super Bowl com bandeira de Porto Rico • Kevin Sabitus/Getty Images



source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu