wp-header-logo-1751.png

O desabamento des prédios residenciais em Trípoli, no Líbano, deixou ao menos 15 mortos, informou a Agência Nacional de Notícias do país nesta segunda-feira (9), citando o chefe da Defesa Civil.

O diretor-geral da corporação, Imad Khreiss, disse que as equipes de resgate retiraram oito pessoas dos escombros dos prédios que desabaram no bairro de Bab al-Tabbaneh, no norte da cidade.

Autoridades haviam informado no domingo (8) que dois prédios contíguos desabaram.

Abdel Hamid Karimeh, chefe do conselho municipal de Trípoli, afirmou não que não poderia confirmar quantas pessoas ainda estão desaparecidas.

Anteriormente, o chefe do serviço de resgate da Defesa Civil do Líbano havia informado que os dois prédios abrigavam 22 moradores.

Diversos prédios residenciais antigos desabaram em Trípoli, a segunda maior cidade do Líbano, nas últimas semanas, evidenciando a deterioração da infraestrutura e anos de negligência, informou a mídia estatal, citando autoridades municipais.

Karimeh pontuou que o problema dos prédios na cidade é antigo e causado por múltiplos fatores, incluindo irregularidades na construção, anos de desordem, fiscalização deficiente e falta de manutenção regular, em parte devido às leis restritivas de controle de aluguéis que desencorajam os proprietários a investir em reparos.

Ele destacou que muitos prédios na cidade têm entre 60 e 70 anos e já ultrapassaram sua vida útil estrutural sem passar por manutenção essencial, aumentando o risco de desabamento.

O problema, acrescentou, ultrapassa a capacidade da prefeitura e dos moradores sozinhos, exigindo intervenção direta do Estado.

As autoridades começaram a fornecer abrigo temporário para as famílias desabrigadas, enquanto o Comitê Superior de Assistência do Líbano está oferecendo auxílio-moradia por até três meses, disse o chefe do conselho.

Ele acrescentou que organizações beneficentes, o Ministério de Assuntos Sociais e organizações internacionais estão coordenando esforços para prestar assistência, afirmando que o objetivo é garantir um nível mínimo aceitável de apoio às famílias afetadas.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu